RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - OLÉ SIC, OLÉ!

sábado, 20 de julho de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

Olé SIC, Olé! 

Há muito que a SIC não liderava um sábado à noite. Aconteceu esta semana, com o muito divulgado e polémico "Olé!". Isso aconteceu pela conjugação de uma série de fatores: à cabeça, a controvérsia que a tourada suscita na sociedade portuguesa. Há poucos assuntos tão fraturantes quanto este na televisão, capaz de dividir a opinião dos espectadores. 

Assim que se conheceu o projeto produzido por Piet Hein, não se fizeram esperar as reações. Quer pelos meios tradicionais quer pela internet, ouviram-se logo as vozes dos adeptos do meio tauromáquico e, sobretudo, os defensores das associações de defesa dos animais, sempre muito enérgicas na luta contra a chamada festa brava.

Acresce a tudo isto, que já não era pouco, o facto de a SIC ter pensado neste formato para uma noite só. Se o tivesse diluído por várias semanas, provavelmente não teria captado tanto interesse. Assim, este registo "hoje ou nunca" suscitou curiosidade. É um formato televisivo que não é habitual na televisão portuguesa, mas que também não é inédito. 

Há uma década, ainda no tempo de José Eduardo Moniz, Teresa Guilherme e Júlio Magalhães conduziram uma emissão de uma noite só de um especial chamado "QI - Quem é mais Inteligente", uma adaptação de um programa curiosamente... holandês.

"Olé!" teve ainda outra particularidade. Quando o espectador julgava já ter visto tudo em José Castelo Branco, sentado num sofá, a domar leões num circo, a fazer flexões na "tropa", a saltar para uma piscina, eis que, enfim, vê-lo cara a cara com um touro era algo apetecível. Porque sim para os que gostam da figura. E porque sim... para os que a detestam.

Veremos se a SIC, aproveitando a embalagem, apostará neste tipo de eventos televisivos. Para já, esta primeira amostra correu bem do ponto de vista audiométrico. E é isso que conta numa televisão comercial.

Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!

4 comentários:

  1. Penso que devia haver mais OLÉ.

    ResponderEliminar
  2. Acho que deve ficar por aqui. Para uma emissão foi bom, porque teve um resultado bom, mas com mais iria tornar-se aborrecido.

    ResponderEliminar
  3. Nem liguei para a SIC (contrariamente ao que costumo fazer) quando emitiram esse programa. Abomino touradas e tudo o que façam para a incentivar. A SIC revelou-se tão retrógada como as restantes estações de televisão portuguesas.

    ResponderEliminar
  4. Comentário visível após aprovação??? Até vou ver se aprovam o que escrevi anteriormente...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions