ENTREVISTA A ADRIANA ESTEVES: A "CARMINHA" DE "AVENIDA BRASIL"

sábado, 31 de agosto de 2013


Adriana Esteves: "Na rua as pessoas tratavam-me como uma estrela do futebol"

Batalhadora e perfecionista, Adriana Esteves venceu em 1998 o título de melhor atriz ao interpretar "Sandra", a vilã da novela "Torre de Babel". Uma distinção que repetiu com interpretações na Televisão e no Cinema.

O que tem de especial esta história de João Emanuel Carneiro, que tanto cativou o público brasileiro e português? "Um dos grandes méritos de ‘Avenida Brasil’, que gerou uma afinidade muito grande com a população brasileira, foi a de ter mostrado o subúrbio, a vida da classe média-baixa. O enredo atingiu todas as classes sociais. A novela falava do povo, do cidadão comum. ‘Avenida Brasil’ foi uma história muito verdadeira, com o coração na boca. E o grande protagonista da trama era o clã Tufão, uma família emergente, que vivia no subúrbio, no bairro fictício do Divino. Mas, no fundo, a novela contava um pouco da família brasileira, do que é possível num ambiente familiar."

Alguma vez pensou que uma história centrada numa realidade tão brasileira pudesse fazer um sucesso tão grande noutro país? Como explica este fenómeno? "É uma história rica, complexa, muito bem contada, e também inovadora."

Como foi terminar a novela e encarar uma nova rotina sem gravações e sem a ‘família’ de Tufão? "No início, fiquei bem dividida. Um lado meu queria dormir, descansar, cuidar da casa e da família, e o outro ficou com muita saudade dos companheiros da novela."

Quais foram as cenas mais difíceis de gravar em "Avenida Brasil" em termos de dureza emocional e entrega à cena? "Sinceramente, acho que todas as cenas foram bem difíceis... Talvez as piores tenham sido aquelas em que a Carminha era absolutamente ardilosa e tinha de seduzir e mentir com convicção, ludibriando as pessoas."

Houve dias em que chegou exausta a casa? "Todos os dias! Exausta, mas muito feliz e orgulhosa."

Como é que o público brasileiro, na rua, a tratava? Alguém a chegou a ‘confundir’ com a "Carminha"? "As pessoas vibravam! Parecia que estavam vendo uma estrela do futebol!" [risos]

Ficou, durante algum tempo, com algum tique, algum gesto ou expressão facial da personagem depois de concluídas as gravações? "Talvez sim. O desapego foi acontecendo aos poucos..."

Que implicações tem na carreira profissional de um ator um trabalho com um êxito tão grande como foi "Avenida Brasil"? "Na profissão do ator, sempre precisamos recomeçar do zero. Acreditar no novo sempre. Mas, sem dúvida, um trabalho tão importante como este eleva a trajetória do artista. O que muito me orgulha."

Depois deste sucesso, aumenta a responsabilidade e a expectativa para o próximo trabalho? "Acho que sim. Mas procuro não pensar nisso e dedicar-me, como sempre faço, aos meus personagens."

Que tem feito desde o final de "Avenida Brasil"? "Estou vivendo um descanso intencional para poder me abastecer. Para mergulhar com coração, do jeito que gosto, num outro personagem. Acho que só farei mais um filme, lá para o final deste ano. E para 2014, eu ainda não sei."

Guardou alguma recordação de "Carminha"? Um cinto, um anel, uma pulseira, um vestido? "Tudo que guardei dela foi no coração. Guardei o tanto que ela me fez crescer."

Vários nomes do elenco da novela vieram a Portugal. Porque não veio a Adriana Esteves? "Tive muitos compromissos no Brasil, mas amo Portugal e amaria retornar ao vosso país."

Quando pensa visitar Lisboa? "A qualquer hora! Vou adorar!"

Houve uma fase menos boa da sua carreira. Nessa altura, chegou a ponderar desistir? Como ultrapassou a situação? "Sou muito batalhadora. Acredito que tudo na vida é feito com trabalho, e tenho prazer em trabalhar."

Fenómeno de popularidade...
O papel de "Carminha" em "Avenida Brasil" será um marco na carreira de Adriana Esteves. Aos 43 anos, a atriz fez entrar a personagem na galeria das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira. O empenho com que interpretou o seu papel mereceu rasgados elogios da imprensa brasileira e estrangeira. O último episódio de "Avenida Brasil", emitido em outubro na TV Globo, foi visto por 80 milhões de brasileiros e deixou desertas as ruas do Rio de Janeiro e São Paulo. Além-fronteiras, o sucesso da novela foi citado pela BBC, ‘Guardian’ e ‘Le Figaro’.

Melhor Atriz em 1998...
Em 1998, quando interpretou a vilã "Sandrinha", de "Torre de Babel", Adriana Esteves recebeu o Troféu Imprensa de Melhor Atriz do ano. Ganhou outras distinções de melhor atriz pela sua interpretação em "Kubanacan", em 2003, e agora com "Avenida Brasil".

Perfil: Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1969. É filha de uma artista plástica e de um médico. Estudou teatro e começou a trabalhar aos 16 anos como modelo. Licenciou-se em Publicidade e conduziu um programa na Rede Bandeirantes. Em 1988 fez a sua primeira novela, "Vale Tudo". Depois, "A Indomada", "Torre de Babel", "O Cravo e a Rosa", "Coração de Estudante", "Kubanacan", ou "Morde e Assopra" são algumas das muitas novelas em que participou.

Fonte: Correio da Manhã

4 comentários:

  1. Que Deus Abençoe esta grande actriz, hoje e sempre! :)

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa linda deslumbrante

    ResponderEliminar
  3. Poderosa!! Que as bençãos de Deus e a intercessão de Maria possam cair sobre toda a vida dessa grande lutadora! Parabéns pelo o ser humano maravilhoso que é. Um xêro, linda!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions