ARQUIVO DO SIC BLOG:
-
►
2015
(378)
- dezembro (31)
- novembro (30)
- outubro (31)
- setembro (30)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (30)
- maio (31)
- abril (30)
- março (32)
- fevereiro (40)
- janeiro (31)
-
►
2014
(513)
- dezembro (32)
- novembro (29)
- outubro (30)
- setembro (34)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (36)
- maio (63)
- abril (65)
- março (59)
- fevereiro (51)
- janeiro (52)
-
►
2013
(1960)
- dezembro (87)
- novembro (45)
- outubro (57)
- setembro (158)
- agosto (139)
- julho (224)
- junho (221)
- maio (195)
- abril (212)
- março (205)
- fevereiro (203)
- janeiro (214)
-
►
2012
(1922)
- dezembro (151)
- novembro (122)
- outubro (191)
- setembro (129)
- agosto (124)
- julho (138)
- junho (177)
- maio (171)
- abril (208)
- março (193)
- fevereiro (165)
- janeiro (153)
-
►
2011
(1522)
- dezembro (144)
- novembro (110)
- outubro (116)
- setembro (136)
- agosto (120)
- julho (134)
- junho (117)
- maio (104)
- abril (135)
- março (120)
- fevereiro (122)
- janeiro (164)
A grande final do "Ídolos" já está no ar e só acaba à 1 da manhã!
Sandra é a grande vencedora, segundo os nossos leitores!
2010 termina com contratações de novas caras SIC, para os novos formatos de 2011
Se 2010 não foi muito positivo para a SIC, 2011 prepara-se para ser o ano da mudança pois a estação dá sinais de querer chegar à liderança e para isso foi às compras e tomou decisões importantes. No entretenimento, vai estrear “Portugal tem Talento”, vem a caminho outro sucesso internacional “O Peso Certo”, e no horizonte está já o brilhante “Factor X”, espera-se um novo programa para as manhãs, e ainda “Dr. White” programa de Miguel Stanley, todos prometem trazer mais inovação. Na ficção, o sucesso “Alma Gémea” regressa para fazer companhia aos espectadores depois do almoço, está a chegar “Insensato Coração” para Horário Nobre, e a nova novela portuguesa e uma série de humor já estão em andamento. A área da informação também vai ser reforçada com um novo formato sobre a actualidade.
Relativamente a caras, ultimamente parece só existir um caminho e é em direcção a Carnaxide. Primeiro foi a contratação de Gabriela Sobral e esta fez toda a diferença, depois foi a vez de Manuela Moura Guedes mudar de casa, posteriormente vieram da concorrência vários actores conceituados que se preparam para integrar os elencos das próximas produções. Vários outros actores viram o trabalho reconhecido e continuam na estação como exclusivos. A autora de sucessos Patrícia Muller assinou igualmente pela SIC e deverá ser a autora da nova trama.
O ano termina com uma bomba a rebentar, Júlia Pinheiro reforça o plantel de apresentadores da SIC para o entretenimento. Ela que é uma das melhores apresentadoras de Portugal, em Janeiro estará novamente em Carnaxide para possivelmente apresentar as manhãs e o tão aguardado "Peso Certo".
Sem dúvida que 2011 promete muito, e a SIC está a caminhar para alcançar o sucesso.
Júlia Pineiro abandona hoje a TVI
Inês Castel-Branco é nova estrela SIC
A assinatura do contrato, que terá a duração de dois anos, está já marcada "para o início do novo ano", revela a mesma fonte, que recorda que Inês Castel-Branco já vinha a colaborar com o canal nos últimos tempos, tendo feito uma participação especial na série Lua Vermelha.
A actriz terá à sua espera, na estação de Pinto Balsemão, um papel de destaque na nova novela, cujas gravações devem iniciar-se em Março. "É uma das melhores actrizes da sua geração e já teve oportunidade de revelar toda a sua versatilidade", diz ainda a fonte da SIC contactada pelo DN.
Esta contratação vem juntar-se às de outros nomes fortes da representação, casos de Rogério Samora, José Fidalgo, João Ricardo, André Nunes, Manuel Cavaco, Helena Laureano e Custódia Galhego, alguns dos actores que já assinaram contrato vindos da principal estação concorrente, a TVI. Sinal claro de que em Carnaxide a aposta na ficção nacional vai ser cada vez mais forte, a começar já em 2011.
Diário de Notícias
“Passione” foi a grande derrotada do ano
Depois de uma novela brasileira bem sucedida no horário das 23h com “Viver a Vida”, a SIC estreou no dia 31 de Maio a novela “Passione”. Escrita por um génio das novelas brasileiras, Sílvio de Abreu, e contando com um elenco de luxo com actores como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini ou Carolina Diechmann a interpretarem os principais papéis e tendo a Itália e o Brasil como cenário, adivinhava-se um grande sucesso. Mas logo na estreia, entre dois sucessos, algo correu mal para a novela e apenas conseguiu 7.8% de audiência média e 24.9% de share, este foi em contraste o melhor resultado da primeira semana de exibição, e desde aí, foi sempre a descer pois nunca conseguiu fazer os resultados que a sua antecessora alcançou, fixando-se na casa dos 4% e 25% de share.
Na minha opinião, esta foi a pior história que o autor escreveu, aliada à forte pronuncia em italiano das personagens que dificultou a compreensão dos diálogos por parte dos espectadores, e daí não ter conquistado como era esperado. Por outro lado, a sua estreia deveria ter sido mais cedo, pelas 21:30.
Houve mudanças na trama, a Itália desapareceu e a pronúncia foi suavizada, no entanto o horário tardio na SIC também não ajudou a cativar o público. Agora que a novela se aproxima do fim, poderá dar um ar da sua graça, no entanto, não fará esquecer que foi uma das “novelas das 8 do Brasil” que menos audiência teve na SIC. Para o seu lugar virá “Insensato Coração” que terá a missão de voltar a juntar os espectadores na SIC.
"Portugal tem Talento" com estreia adiada
A apresentação, ao que tudo indica, estará a cargo de Bárbara Guimarães.
Júlia Pinheiro vai abandonar hoje o programa das tardes da TVI
A despedida em directo dos espectadores de As Tardes da Júlia só acontecerá se a comunicadora o quiser fazer. "A iniciativa terá de partir dela. Será um momento apenas da Júlia. Se quiser despedir-se das pessoas, poderá fazê-lo", adianta a fonte que fala ao DN.
Amanhã é o último dia de trabalho de Júlia Pinheiro na TVI. Vai conduzir a última gala da Casa dos Segredos, no Campo Pequeno, em Lisboa. "Essa será a sua despedida e depois vai de férias. Bem precisa, porque teve muito trabalho este ano", acrescenta.
Ídolos inicia emissão às 21h15
A minha TV: Audiências - Quarta, 29 de Dezembro
“Laços de Sangue” vai ficar na história
A novela portuguesa “Laços de Sangue” estreou no dia 13 de Setembro de 2010 e vai ficar na história pelo facto de ser a primeira novela portuguesa feita em parceria entre a SIC e a TV Globo, mas também por ser a primeira novela portuguesa da SIC a alcançar as novelas da TVI, pois durante anos a SIC nunca conseguiu com uma novela ganhar às novelas concorrentes, e esta consegue ganhar. Escrita por Pedro Lopes, e supervisionada por Aguinaldo Silva, conceituado autor brasileiro de “Senhora do Destino”, a novela tem como protagonistas Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos, para além de um grande elenco.
“Laços de Sangue” centra-se na história de duas irmãs: Inês e Diana. Devido a um acidente no Rio Minho, as duas irmãs seguem destinos distintos, Inês é salva e devolvida à família, Diana é raptada por uma mulher. Diana cresce numa família de poucos recursos, descobrindo mais tarde a sua verdadeira família, resolve vingar-se.
A novela continua a captar espectadores, tendo já conseguido num dos episódios mais de 1 milhão de espectadores e 31,3% de share, significa um recorde da novela da nossa gente. "Laços de Sangue" é a novela mais cara que a SP Produção realizou, e uma das mais caras da SIC, disse o responsável pela ficção, Virgílio Castelo.
É justo afirmar que este caminho de sucesso começou com a novela anterior, “Perfeito Coração”, ao qual “Laços de Sangue” veio dar seguimento com uma história que retrata várias situações da vida real.
SIC atrás da TV por Cabo
“Companhia das Manhãs” não convenceu
Hoje destaco pela negativa o programa das manhãs da SIC que durante este ano de 2010 foi aposta, mas foi uma aposta falhada. “Companhia das Manhãs” estreou a 14 de Setembro de 2009 e prometia mudar as manhãs da SIC onde o slogan era “Dar palco ao espectáculo da Vida”. Com apresentação da reconhecida e consistente Rita Ferro Rodrigues, em parceria com um “entertainer”, Francisco Menezes, o programa demorava a descolar. Passado algum tempo, o estúdio sofreu alterações (para pior, na minha opinião) mas ao nível dos conteúdos, poucas mudanças houve.
O “Companhia das Manhãs” é preenchido por várias rubricas distintas, histórias de vida, passatempos, uma banda residente e uma dupla de apresentadores que nunca funcionou. Com vista a melhorar os resultados, foi anunciada a contratação de Hernâni Carvalho para reforçar os conteúdos do programa, no entanto, nada funciona nas manhãs. Recentemente, Rita Ferro Rodrigues abandonou a apresentação do programa devido à sua gravidez sendo substituída por Vanessa Oliveira que continua a fazer dupla com Francisco Menezes, que também não resulta.
Na minha opinião, foi um erro terem escolhido Francisco Menezes para fazer dupla com a Rita, além disto, a remodelação que fizeram no estúdio foi péssima e de uma pobreza lamentável. No fundo, o que falta nas manhãs da SIC é mesmo o slogan proposto: “Dar palco ao espectáculo da Vida”.
SIC aposta tudo para o ano de 2011
Luís Marques e Nuno Santos já foram buscar alguns actores à concorrência (TVI): Helena Laureano, André Nunes, Manuel Cavaco e Rogério Samora. Outros que já trabalhavam com o canal, viram o seu contrato ganhar exclusividade (João Ricardo, Custódia Galego e José Fidalgo). Mas a direcção da SIC já alertou que as contratações vão continuar a surgir e momento, já foram lançados 50 convites a outros actores.
A produção nacional continuará com a co-produção da TV Globo e será uma grande aposto do canal, pois duas novelas passarão a ser emitidas em simultâneo.
Também Rita Blanco, José Pedro Gomes e Maya Booth estão confirmados para a nova série humorística “A Família Mata” que deverá estrear no início do novo ano.
Na informação, a grande contratação foi Manuela Moura Guedes que garante grandes audiências ao canal (que bem as precisa). Também já no dia 8 de Janeiro, a informação da SIC e da SIC Notícias vai ser renovada com novos estúdio com recursos a alta tecnologia e ainda um novo grafismo.
No entretenimento, fez-se a maior e mais cara contratação: Júlia Pinheiro. A apresentadora assumirá as manhãs do canal, a condução de um reality-show e ainda desempenhará um cargo na direcção do canal.
Um programa inovador, com o dentista Miguel Stanley, sobre saúde e bem-estar. O formato original começa a ser gravado em Janeiro e será emitido no segundo semestre do próximo ano, informa a SIC em nota enviada às redacções. “O programa vai acompanhar a transformação de pessoas de diferentes idades e de todos os extractos sociais ao longo de vários meses”.
A compra de novos formatos foi também dispendiosa, mas com sucesso terá o seu retorno. Três formatos de sucesso no estrangeiro foram adquiridos, sendo eles Britain's Got Talent, The Biggest Loser e Factor X.
O primeiro formato a entrar na SIC é o programa de caça-talentos que terá na apresentação, Bárbara Guimarães. O reality-show sobre a obesidade é dado como certo para Júlia Pinheiro.
Caras SIC: José Figueiras
Esta semana decidi falar sobre um profissional da área do entretenimento, que se chama José Figueiras:
José Figueiras estreou-se em televisão numa série de humor da RTP, Cacau da Ribeira,onde teve uma curta participação como actor. Foi na SIC que se tornou reconhecido do grande público, através da apresentação. Começou por apresentar a meteorologia, depois apresentou os programas ‘Ai, os homens’, ‘Paródia Nacional’, ‘Muita Lôco’, ‘Às duas por Três’, entre outros.
Substituiu por diversas vezes a apresentadora do programa ‘Fátima’, quando esta se encontrava em período de férias ou entre outros motivos. Substituiu Fernando Rocha na condução do programa ‘A ganhar é que a gente se Entende’. Em 2009 co-apresentou o programa de verão ‘SIC ao Vivo’ com Liliana Campos e João Manzarra.
A direcção de programas não arranja um programa para o apresentador na antena generalista e decide enviá-lo para a SIC Internacional, onde passou a apresentar o programa “Alô Portugal”. Substituiu Fátima Lopes em ‘Vida Nova’ na SIC. Até ao momento, a direcção não apostou nele e fê-lo regressar ao canal internacional da SIC.
José Figueiras é conhecido como o bombeiro de Carnaxide e na realidade este título encaixa-lhe perfeitamente, pois desde há alguns anos que não consegue obter um programa fixo na SIC generalista.
O apresentador está na SIC desde o início do canal e nem esse mérito de nunca ter abandonado a casa que o viu crescer parece convencer a direcção de programas. Luís Marques garantiu em Setembro, data quando se soube que o programa das tardes ficaria fora da sua posse, que Figueiras ia ter em breve um projecto televisivo. Vale a pena dizer que já lá vão quatro meses e nada…
A minha alma fica parva por ver que existem apresentadores competentes e queridos do público disponíveis para trabalhar e, no entanto, o canal de Carnaxide tem uma pessoa desconhecidíssima pelo público, como Francisco Menezes, nas manhãs do canal.
Eu não sei se, por exemplo o “Companhia das Manhãs” teria feito melhores resultados com José Figueiras ao invés de Menezes (por acaso até sei: teria!) mas pelo menos prestigiava o excelente e fiel profissional que sempre se demonstrou disponível para o trabalho. Confesso que se eu fosse o José Figueiras já me tinha posto a milhas da SIC, pois não merecia ser mal tratado como ele tem sido!
Júlia Pinheiro já é da SIC
A apresentadora, que em Carnaxide vai assumir uma posição na direcção de programas, terá um ordenado com uma componente fixa e uma parte variável, cujo pagamento será indexado ao número de horas gravadas e exibidas dos programas em que irá participar. Com esta subdivisão do contrato, Júlia Pinheiro deverá ganhar cerca de 700 mil euros líquidos por ano, o que significa aproximadamente 50 mil euros mensais, adianta a mesma fonte.
Questionado pelo CM sobre estes valores, Luís Marques, director-geral da SIC, optou por não fazer comentários.
A transferência de Júlia Pinheiro para a SIC já está fechada, mas só deverá ser comunicada em meados de Janeiro, altura em que terminará o vínculo da apresentadora à TVI. Esta semana, Júlia Pinheiro vai continuar a conduzir ‘As Tardes da Júlia’, programa que estará no ar até quinta-feira. Na sexta, a apresentadora vai aparecer pela última vez no ecrã da TVI, como anfitriã da última gala de ‘Casa dos Segredos’. Depois do final deste programa, e antes de entrar em Carnaxide, Júlia Pinheiro irá gozar um período de férias.
A contratação da apresentadora é a mais recente novidade nas trocas entre a SIC e a TVI. No Verão, o canal de Queluz ‘roubou’ Fátima Lopes e perdeu Gabriela Sobral. Entretanto, a SIC garantiu o concurso de alguns actores da TVI, como é o caso de Rogério Samora.
Mas as transferências não irão ficar por aqui. A TVI continua no mercado à procura de um novo director de programas, com os nomes de José Fragoso (director da RTP), Hugo Andrade (RTP Memória) e Filipe Terruta (braço-direito de José Eduardo Moniz na TVI) a serem os mais comentados nos bastidores.
A SIC, por seu turno, continua o assalto à ficção da TVI. Ao CM, fonte próxima do processo revela que a estação de Carnaxide endereçou cerca de 50 convites a pessoas ligadas ao canal de Queluz e, mesmo que grande parte recuse, é natural que os próximos dias fiquem marcados por mais contratações
CM
SIC Notícias refresca-se no seu 10º aniversário
Trata-se de um investimento de 500 mil euros, informou o director-geral da SIC, Luís Marques, à imprensa, num encontro que serviu para apresentar o plano de comemoração dos 10 anos do canal. "A SIC Notícias é uma marca sem igual na televisão portuguesa, mas nós queremos abrir a nossa antena à sociedade civil, a novas instituições", explicou.
António José Teixeira, director da estação, lembrou que "a confiança é o maior património da SIC Notícias". "Actualmente, o tempo médio de visualização da nossa emissão é de 26 minutos, que é uma marca única em todo o mundo, porque os canais informativos são canais de contacto e não de permanência", sublinhou o responsável.
O director do canal quer reforçar "a proximidade com os portugueses". Já na próxima semana, os programas da manhã da SIC Notícias sairão de Lisboa e serão feitos em directo do Porto, Covilhã, Coimbra, Évora e Faro.
Manuela Moura Guedes sem oposição formal dos seus colegas
"Não me chegou nenhuma incomodidade [sobre a contratação de Manuela Moura Guedes]", disse o director de informação da estação num almoço com jornalistas destinado a assinalar os dez anos da SIC Notícias, a comemorar a 08 de Janeiro.
Também o director geral da SIC, Luís Marques, ressalvou que a chegada da profissional não trará "revoluções internas" na SIC, e até reiterou que eventuais "pontos de vista divergentes" são "estimulantes" numa redacção. Luís Marques sublinhou que o programa semanal da jornalista deverá arrancar em Fevereiro, escusando-se a revelar mais detalhes sobre o mesmo por agora.
Manuela Moura Guedes saiu da TVI em Outubro depois de ter chegado a acordo com a estação televisiva quanto à rescisão do seu contrato de trabalho. As duas partes chegaram a acordo a 17 de Outubro, deixando a jornalista Manuela Moura Guedes de fazer parte dos quadros da estação.
DN
"Jornal da Noite" em alta
“Achas que Sabes Dançar?” foi positivo
A primeira escolha de 2010 é “Achas que Sabes Dançar?”. Poderia ser igualmente “Ídolos” que também marca pela positiva o ano, mas a minha escolha primou pela inovação que o programa de dança veio proporcionar aos espectadores durante o verão. "Achas que Sabes Dançar?" é fruto da versão original "So you think you can dance?" e dá oportunidade para as pessoas mostrarem o seu talento na área da dança. A divulgação de todos os géneros de dança, bem como a descoberta de novos talentos foi destacada por vários profissionais, em que o programa deu visibilidade à dança e a todos os dançarinos para mostrarem o seu talento, primeiro nos castings e depois nas galas. Este concurso chegou à SIC no dia 11 de Abril e teve a sua última gala a 25 de Julho, os 15 programas obtiveram 9.1% de audiência média e 29.7% de share. A última emissão do formato registou o melhor share com 37%, onde Marco Ferreira foi eleito pelo público como melhor bailarino de Portugal.
Foram parte integrante e importante deste formato os vários membros do júri, constituído por César Augusto Moniz, Marina Grangioia e Miguel Quintão que desde o inicio procuraram os melhores bailarinos do País. O programa conseguiu cativar maioritariamente a faixa etária entre os 15 e os 24 anos e foi um excelente formato de entretenimento para toda a família. A apresentação esteve a cargo de João Manzarra, que pela primeira vez conduziu um grande projecto a solo.
'Grande Reportagem' continua a dar cartas
SIC arrasa em dia de Natal!
A minha TV: Audiências - Sexta, 24 de Dezembro: "As audiências de sexta-feira, 24 de Dezembro de 2010, podem ser consultadas aqui. As audiências de cabo de sexta-feira, 24 de Dezembro de 2..."
A partir de segunda no SIC Blog…
"Na 3ª edição tinhamos personalidades mais fortes", remata Roberta Medina
"O grupo de candidatos é mais forte que o anterior, as vozes são mais estáveis. Mas no ano passado, tinhamos personalidades mais fortes. Este é um grupo de concorrentes mais homogéneo. Marcam menos pela postura, mas mais pela voz", atira Roberta. "Estou a adorar esta edição e agora o júri já entrou naquela fase em que pode respirar fundo um pouco porque o maior trabalho já foi feito, que foi escolher o leque de finalistas", reforça a brasileira.
O feedback na rua, esse, tem-se feito sentir com críticas. "As pessoas dizem-me que eu estou mais dura como jurada, mais má". E estará mesmo? "Não acho, apenas desta vez eu já tinha a referência da edição passada e do trabalho que foi feito. E por isso mesmo já sabia o que procurava. Nesse aspecto, fiquei mais exigente", sorri.
Notícias TV!
"Ela faz muito bem em ir para a SIC" afirma Moniz
José Eduardo Moniz quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre a nova etapa profissional da sua mulher, Manuela Moura Guedes, na SIC. "Ela faz muito bem em ir para a SIC. A Manuela é uma excelente profissional. Foi desaproveitada na estação em que se encontrava [TVI]. Se faltava à SIC uma figura como a Manuela? Prefiro não entrar por aí. Mas quem a contratou, só tem mérito nisso. É evidente que fico muito feliz por ela", confessou à NTV, sorridente, o vice-presidente da Ongoing e ex-director-geral da TVI.
Ainda sem nome e data de estreia oficialmente definidos, o mês de Fevereiro tem sido o apontado para a estreia do programa de Manuela Moura Guedes, que junta informação e investigação, segundo a própria confessou.
No entanto, a estrutura do novo desafio de Moura Guedes ainda não está totalmente esclarecida. "Ainda não sei quando irá para o ar. Só quando as coisas estiverem bem assentes. Mas será no início do próximo ano, concerteza. Gosto de começar as coisas com elas bem estruturadas, portanto, só quando estiverem assentes e o programa estiver em condições é que estreamos", disse Manuela Moura Guedes à NTV. "Estou feliz e entusiasmada por estar na SIC", acrescentou a "ex-generala" da TVI.
A jornalista tem estado a trabalhar intensamente no novo programa, tendo sido essa uma das razões pela qual Moura Guedes não viajou para Nova Iorque com o marido e os filhos José Maria e Madalena, na semana passada. "Tenho muitas coisas para fazer por cá", respondeu Manuela. Recorde-se que José Eduardo e os filhos foram visitar a parte da família que mora na capital dos EUA, durante cinco dias, como tem sido, de resto, hábito nos últimos anos nesta época natalícia.
Novamente atrás da Cabo, SIC continua na casa dos 20%!
Audiências - Quinta, 23 de Dezembro
As audiências de quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010, podem ser consultadas aqui.
As audiências de cabo de quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010, podem ser consultadas aqui.
Estreia segunda-feira no SIC Blog
A rubrica de João Rodrigo abandona, desta forma, o horário da tarde das segundas. No entanto, a rubrica não vai terminar. "Olhar a SIC" torna-se diário (de segunda a sexta às 21 horas) e o seu conteúdo passa a consistir numa simples crónica onde os temas são livremente seleccionados pelo autor.
Comando Digital - 2ª edição
Mas a final desta edição está a despertar em mim cada vez mais curiosidade! Será que vai ser uma mulher a ganhar? Se sim que será? A Carolina ou a Sandra?
Acho que vai ser uma grande final!
A direcção de programas continua a insistir em começar a novela "Negócio da China" às 14:25. Nesta semana parece que as três televisões fizeram um pacto, pois todas têm acabado o seu jornal apenas às 14:25. No entanto, eu acho que a SIC só ficava a ganhar se iniciasse a novela que conta com Ricardo Pereira no elenco às 14:15. Desta forma, a novela tinha mais tempo de exibição e poderia ser uma forma de se antecipar à concorrência. E vem aí "Alma Gémea" e duas novelas no início de tarde, mais Lua Vermelha Às 17:30, o tempo que sobra para "Boa Tarde" é muito pouco...
Esta semana, sugiro que veja os filmes que a SIC lhe tem para oferecer durante esta sexta, sábado e domingo.