ARQUIVO DO SIC BLOG:
-
►
2015
(378)
- dezembro (31)
- novembro (30)
- outubro (31)
- setembro (30)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (30)
- maio (31)
- abril (30)
- março (32)
- fevereiro (40)
- janeiro (31)
-
►
2014
(513)
- dezembro (32)
- novembro (29)
- outubro (30)
- setembro (34)
- agosto (31)
- julho (31)
- junho (36)
- maio (63)
- abril (65)
- março (59)
- fevereiro (51)
- janeiro (52)
-
►
2013
(1960)
- dezembro (87)
- novembro (45)
- outubro (57)
- setembro (158)
- agosto (139)
- julho (224)
- junho (221)
- maio (195)
- abril (212)
- março (205)
- fevereiro (203)
- janeiro (214)
-
►
2012
(1922)
- dezembro (151)
- novembro (122)
- outubro (191)
- setembro (129)
- agosto (124)
- julho (138)
- junho (177)
- maio (171)
- abril (208)
- março (193)
- fevereiro (165)
- janeiro (153)
-
▼
2011
(1522)
- dezembro (144)
- novembro (110)
- outubro (116)
- setembro (136)
- agosto (120)
- julho (134)
- junho (117)
- maio (104)
- abril (135)
- março (120)
- fevereiro (122)
- janeiro (164)
“Boa Tarde”, de último para primeiro
Nuno Azinheira fala sobre a 'performance' de Conceição Lino em "Boa Tarde"
Desde que o formato das tardes da SIC foi mexido (novo cenário, novos conteúdos, nova coordenação, a cargo de Nuno Graça Dias), há melhorias evidentes. As histórias são melhores, e a própria apresentadora, que sabe rir, contar peripécias e que tem essa rara capacidade que é saber ouvir os outros, está muito mais à vontade. O resultado final só podia ser um: depois de meses a navegar nos 15, 16, 17% de quota de mercado, Conceição Lino tem conseguido bem melhores resultados. Ainda na terça-feira alcançou a sua melhor média do ano, chegando aos 24,2% de quota de mercado, ficando à frente de Portugal no Coração, da RTP1, e batendo-se de igual para igual com A Tarde É Sua, de Fátima Lopes, na TVI.
Apesar da subida das duas últimas semanas, é cedo para tirar conclusões precipitadas. O caminho faz-se caminhando, e, apesar do horário ser menos complexo do que o de Júlia Pinheiro de manhã, Conceição Lino sabe que esta é uma corrida de longo curso. O percurso feito de Setembro até aqui já deu para perceber que é pedregoso, mas talvez as notícias da sua morte no day time, que abundaram nos últimos meses, fossem manifestamente exageradas.
"Boa Tarde" regista nova liderança com 25.7% de share
“Ao final da tarde”
SIC sobe ao 3º posto
Audiências - Terça, 29 de Março
As audiências de terça-feira, 29 de Março de 2011, podem ser consultadas aqui.
As audiências de cabo de terça-feira, 29 de Março de 2011, podem ser consultadas aqui.
'Boa Tarde' alcança liderança nas tardes
A mudança que o programa sofreu foi suficiente para a sua performance melhorar significativamente.
'Peso Pesado' é o programa de entretenimento mais caro de sempre
'Peso Pesado' terá emissão diária!
Os dez pares de concorrentes de Peso Pesado já se encontram na Herdade Sal, em Alcácer do Sal, onde estão a fazer tudo por tudo para emagrecerem o máximo possível. O programa já está a ser gravado, pelo que não haverá galas em directo. "Vamos seguir o formato original e serão os próprios concorrentes a decidir quem sai", afirmou Júlia Pinheiro durante a apresentação do programa.
Com gravações previstas até julho, o formato, apresentado por Júlia Pinheiro, será exibido diáriamente na SIC onde os telespectadores podem assistir ao dia-a-dia dos "gordos". No fim-de-semana realizam-se as pesagens e a expulsão de um dos concorrentes.
Mais de um milhão viu entrevista a Dilma Rousseff
A recta final do Jornal da Noite, na SIC, foi preenchida pela primeira entrevista de Dilma Rousseff desde que se tornou Presidente do Brasil. Miguel Sousa Tavares conduziu esta emissão que foi vista por 1 milhão e 70 mil espectadores.
A entrevista conseguiu atingir a fasquia dos 11,3 % de audiências, superando assim o total alcançado pelo noticiário que o antecedeu, que se ficou pelos 9,5 %.
Entre as 21h05m e as 21h28m, a SIC conseguiu uma quota de mercado na ordem dos 25,5%, ao passo que o Jornal da Noite obteve um share ligeiramente inferior, de 23,1%.
Miguel Sousa Tavares… Entrevista
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
Miguel Sousa Tavares foi contratado à TVI para ter um programa seu de informação na SIC. “Sinais de Fogo” estreou com uma mistura de comentário e entrevista que não deu certo, pois tal modelo não convenceu. O programa acabou por ser cancelado devido aos baixos resultados face ao que inicialmente era esperado. Daí para cá o conhecido jornalista tem estado mais apagado na antena da estação, pois apenas possui um mínimo comentário no “Jornal da Noite” das Segundas-feiras. Porém, ontem Miguel comandou uma entrevista à Presidenta do Brasil, como ela própria gosta de ser chamada, e digo que gostei da entrevista e da forma como Miguel Sousa Tavares a apresentou aos espectadores.
Nos últimos 15 dias a SIC tem proporcionado várias entrevistas a diversas personalidades e aos espectadores, tendo sido em todas uma cara SIC diferente a realizar as entrevistas, começou com Ana Lourenço a entrevistar José Sócrates, seguiu-se Clara de Sousa a confrontar Pedro Passos Coelho e Miguel Sousa Tavares foi até ao Brasil entrevistar Dilma Rousseff.
Na minha opinião, isto pode parecer um pouco estranho por aparentemente não haver uma cara fixa da SIC para realizar entrevistas, mas simultaneamente revela uma diversidade de jornalistas capazes de realizarem uma boa entrevista, todos com um estilo diferente e uma marca própria.
Penso que Miguel Sousa Tavares esteve bem nesta entrevista, ao contrário do que acontecia em “Sinais de Fogo” que não realizava da melhor forma as entrevistas.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
Pesados com ajudas de custo
Os dez pares participantes, com idades entre os 20 e os 48 anos, e com um peso total de duas toneladas, têm à disposição uma equipa médica permanente e outra de nutricionistas, coordenada pela fisiologista Teresa Branco, além dos treinadores Sara e Rui. À excepção dos concorrentes, cujas identidades permanecem em segredo, os restantes protagonistas foram sendo apresentados por Júlia Pinheiro, a anfitriã do programa. Para motivar os concorrentes a ultrapassar os desafios de treino, estes recebem "ajudas de custo", avançou Luís Marques. "Um valor simbólico", sublinha Frederico de Almeida, presidente da produtora Fremantle, uma vez que haverão outros prémios. Quem conhece bem os pesos pesados é Júlia, que todos os dias se desloca à herdade para acompanhar alguns treinos.
Entusiasmada com o projecto - "apaixonante e inovador" -, reconhece que foi a hipótese de o assumir que a levou a trocar a TVI pela SIC. "Foi um argumento, mas não o final [risos]". Mas Luís Marques admite que o "processo foi acelerado com a contratação" da apresentadora, pois desde 2009 que está a ser pensado. "É um formato emocional positivo e a nossa confiança é que vai ser um dos programas que vão marcar a oferta televisiva este ano." Luís Marques promete ainda "algumas surpresas na segunda metade do ano".
A minha TV: Audiências - Segunda, 28 de Março
Propagandista Social (Parceiro do SIC Blog) publicou fotos do Campus do "Peso Pesado"
Vem aí “Peso Pesado”
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
Hoje, pela primeira vez abordo a nova aposta da SIC para os próximos tempos. Com estreia marcada para Maio, “Peso Pesado” é o formato do ano na estação de Carnaxide que será apresentado por Júlia Pinheiro marcando a estreia da apresentadora num formato nocturno depois da sua chegada à SIC.
Penso que “Peso Pesado” marcará uma nova era na televisão portuguesa, nada igual se fez antes e nada igual será depois.
No entanto, a minha dúvida é se a SIC terá programas diários e a gala ao Domingo ou se será só aos Domingos a concentração dos treinos com todas as emoções das expulsões. Na minha opinião, deveriam existir programas diários para os espectadores acompanharem as actividades dos concorrentes ao longo dos treinos e depois aos Domingos haver uma gala onde se fariam os resumos principais da semana e em que decorreria a expulsão do concorrente que menos peso conseguiu perder. Para mim, este formato tem todas as características e condições para ser bem potencializado pela SIC e ao mesmo tempo proporcionar diversidade na grelha de programação.
Portugal Tem Talento–4ª Semifinal
O Guilherme Gomes e os MAD Stunts foram os escolhidos da 4ª semifinal a passarem à grande final do talent-show da SIC!
Manuela Moura Guedes conta com subdirector de informação da SIC na sua equipa
"Carlos Rodrigues é um excelente profissional. Tem as características que eu gosto num jornalista e em particular para este projecto", conta a jornalista da SIC.
Moura Guedes e Carlos Rodrigues trabalharam juntos, há mais de 10 anos, na estação de Queluz de Baixo. "Tive imensa pena que ele tivesse ido embora para a SIC Notícias", lembra Manuela.
Desde o momento em que a jornalista e Alcides Vieira, director de Informação da SIC, pensaram em Carlos Rodrigues e este aceitou o convite, a dupla tem estado a trabalhar no programa.
‘A Rede Social’ será um programa semanal, com uma estrutura informativa – reportagem, debate e investigação – e terá a duração de 50 minutos. "Carlos Rodrigues é só uma das pessoas que mais sabe de televisão. Ele vai ser o meu braço-direito", diz ainda Moura Guedes, que recusa revelar quaisquer outros possíveis nomes para a equipa.
"É prematuro falar ainda da equipa, porque não há nada de concreto", explica Manuela, que também prefere não revelar se dessa equipa farão parte alguns jornalistas do extinto ‘Jornal Nacional de Sexta-feira’ (TVI). "Um programa com esta matriz precisa de cinco ou seis pessoas," adianta a jornalista, recusando falar sobre os jornalistas da TVI, até porque na redacção da SIC há profissionais que já mostraram interesse em integrar a equipa de ‘A Rede Social’.
"Tititi" bate record de share
"Tititi" estreou-se no dia 13 de Dezembro de 2010, com 6.6% de rating (o mais alto até à data) e 25.8% de share.
Na próxima segunda-feira, dia 26, será emitido o 66º episódio da trama que conta com Cláudia Raia.
Tudo muito renhido, mas SIC em último
Miguel Sousa Tavares entrevista Dilma Rousseff no "Jornal da Noite" de segunda-feira
Miguel Sousa Tavares entrevista a primeira mulher presidente da história do Brasil. A conversa com Dilma Rousseff será transmitida no Jornal Da Noite, SIC, segunda-feira, e na SIC Notícias.
Esta é a primeira grande entrevista que a sucessora de Lula da Silva dá a um órgão de comunicação social e decorrerá durante a sua primeira visita oficial a Portugal, terça e quarta-feira.
Considerada uma das pessoas mais poderosas do mundo, Dilma Rousseff irá estar presente, também, na cerimónia de doutoramento do seu antecessor, Lula da Silva, na Universidade de Coimbra.
Mudanças
“O Peso Pesado” estreia na SIC dia 1 de Maio
Depois do início das gravações do novo concurso da estação de Carnaxide, a Telenovelas desta semana avança que “Peso Pesado” estreará no dia 1 de Maio. Em pleno feriado nacional, Júlia Pinheiro dará as boas-vindas aos 12 concorrentes que irão tentar perder a maior percentagem do seu peso total. De acordo com a apresentadora, Júlia Pinheiro, os participantes têm histórias de vida bastante fortes, o que irá proporcionar uma boa ligação com os telespectadores. “Acho que os candidatos são ainda melhores do que os do formato original, no sentido em que as histórias de vida deste grupo são fantásticas”, explicou à referida publicação.
TV-Universo
Aposta curiosa…
Última hora–Dia 31 de Março, emissão especial conjunta do “Querida Júlia” e “Boa Tarde”
Luta renhida, mas SIC no quarto posto
SIC mata novelas da Globo
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
O ano de 2010 foi exemplar do mau comportamento da SIC com as novelas brasileiras. Começando pela novela “Paraíso”, passava às 18h com sucesso, na sua recta final passou para as 19h. Um erro, pois baixou os resultados quando os poderia aumentar, a novela não se adequava a tal hora e foi uma falta de respeito com os espectadores que a seguiam. A SIC decidiu estrear “Caras e Bocas" às 17:40, outro erro. Devia ter estreado às 19h e seria um grande sucesso, como ainda o chegou a ser… depois de ser transmitida às 18h, de ter dado episódios duplos 18h – 20h, e por fim só dar às 19h.
Ao fim de 2 anos na gaveta e de ter passado um verão a dar episódios duplos de “Caras e Bocas”, a SIC decidiu estrear “Negócio da China” às 14h em Setembro. Péssimo! Nunca deveria ter sido assim. “Negócio da China” devia ter ocupado as 18h durante o verão e “Caras e Bocas" as 19h. O negócio foi mal feito e terminou com a morte da novela que foi um flop.
Voltamos ao final da tarde com “Caras e Bocas” a chegar ao fim a SIC estreou e bem a novela “Escrito nas Estrelas” nas 18h. Era um sucesso a todos os níveis, pois a novela tinha uma temática espírita que cativou os espectadores do horário e dava à SIC a liderança das 18h chegando a alcançar 800 mil espectadores e 30% de share! Com o fim de “Caras e Bocas” às 19h e o horário das 18h bem consolidado, a nova novela “Ti Ti Ti” deveria ter estreado às 19h. Mas a SIC errou de novo e empurrou “Escrito nas Estrelas” para as 19h, não sendo esta a trama mais adequada, perdeu espectadores e baixou a sua média diária de 30% para 20% de share! Estreou então “Ti Ti Ti” às 18h conquistando menos público, esta seria excelente nas 19h!
Parece que 2011 vai pelo mesmo caminho a ver por “Araguaia” que teve uma estreia… morta à nascença! Eram 23:35 quando a novela foi pró ar e quando os espectadores já se deitavam. Concordo que a novela das 23h deve estrear na sua faixa, mas não tão tarde como aconteceu, é lamentável! Quando na SIC vão perceber para seu bem, que devem ter respeito pelos espectadores e que as novelas, pelas suas histórias, são talhadas para determinados horários?! Além disso, devem estrear e terminar no mesmo horário, e a horas decentes!
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
“Araguaia” – a estreia
Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um “Olhar a SIC”.
Estreou ontem “Araguaia” a nova novela das 23h da SIC. A estreia ocorreu às 23:35 da noite tendo obtido 4.6% de audiência e 23.1% de share. Os valores não podem ser comparados com outras estreias, pois não me lembro de uma novela ter estreado tão tarde. Só “Bang Bang” às 00:15 porque era um flop e seria empurrada para as 2h da manhã.
“Passione” que está a terminar e não conquistou os portugueses. A SIC decidiu não estrear ainda a sucessora normal que seria “Insensato Coração” e optou por “Araguaia”, a novela das 18h no Brasil. Na minha opinião para precisamente tentar cativar mais espectadores. Esperava-se então que a nova novela viesse para conseguir levantar o horário das 23h, e “Araguaia” poderia ser perfeita. Digo, poderia porque a SIC matou a novela logo na estreia. Emitir “Araguaia” tão tarde, foi um erro que pode custar mais 7 ou 8 meses a perder para a concorrência. A novela não merecia tal tratamento e muito menos os espectadores que a poderiam querer ver. A estreia ocorreu às 23:35, hoje o 2º episódio começa às 23:10 e amanhã o 3º volta a começar às 23:35 o que a meu ver só pode ser desinteresse pela aposta na novela, por melhorar o horário e por agradar aos espectadores. Esta novela a avaliar pelo 1º episódio tem tudo para conquistar o público mas nunca o conseguirá a começar num horário tão tardio e incerto.
A SIC ontem conseguiu enterrar dois programas duma só vez, não só a estreia de “Araguaia” como “A Família Mata” foi prejudicada por ter sido exibido episódio duplo colado de 1h de duração, o que fez atrasar a estreia da novela.
A grelha de ontem deveria ter sido assim:
21:15 A Familia Mata (30m)
22:00 Laços de Sangue (50m)
23:05 Araguaia (50m) (estreia)
00:10 Passione (40m)
01:00 CSI
É caso para dizer: muda o director de programas mas continuam os erros!
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
SIC altera grelha de programação em homenagem a Artur Agostinho
Morreu o "comunicador" Artur Agostinho
'Peso Pesado' já está a ser gravado!
Foi à sombra de um chaparro que Júlia Pinheiro gravou as primeiras imagens do novo programa da estação de Carnaxide, 'Peso Pesado'. Rodeada por uma numerosa equipa, a apresentadora deu o pontapé de saída do seu novo projecto televisivo.
Os 12 concorrentes que disputarão um prémio final cujo valor ainda não foi divulgado, terão que perder o maior número de quilos para vencer a final de 'Peso Pesado', cujas gravações decorrem na Quinta da Boavista, nos arredores de Alcácer do Sal.
O programa, 'Biggest Looser' no formato original, é um êxito mundial e tem por objectivo mostrar que é possível ganhar a batalha contra a obesidade.