sábado, 18 de agosto de 2012

PARTIDOS QUEREM "LIGA ZON SAGRES" EM SINAL ABERTO


A não exibição de um jogo por jornada da "Liga Zon Sagres" está a preocupar os partidos da oposição...

Do lado do governo, a deputada Francisca Almeida, do PSD, defende que "não depende do Governo nem dos partidos" a emissão dos jogos em sinal aberto, mas admite "o interesse que o público tem nos jogos de futebol" e reconhece "que seria desejável" outro cenário sem ser os Jogos só na SportTV.

O CDS/PP tem opinião idêntica à da deputada do PSD, Raul Almeida diz que a vontade do partido é a da emissão em sinal aberto de um jogo por jornada, mas recusa a obrigação da RTP em apresentar uma proposta de compra dos Jogos de Futebol, visto que a televisão pública está em contenção orçamental... "Não posso dizer para fazer contratos milionários para dar futebol, quando peço cortes". Em desabafo, afirma sentir-se "triste, em particular dada à conjuntura do País, que por parte dos actores envolvidos não exista um esforço para dar este espectáculo".

Dos Partidos Políticos mais à esquerda, a deputada socialista Inês de Medeiros afirmou que "RTP devia ter feito uma proposta", e acusa a administração do canal público de "não cumprir com as suas obrigações de serviço público". Esta ausência, não sabe se ocorre "por vontade própria ou por indicação", criticando o ministro dos assuntos parlamentares, Miguel Relvas, por "não dar meios à RTP para cumprir o serviço público".

Bruno Dias, do Partido Comunista Português diz que o governo "quer transformar tudo em mercadoria apenas disponível para alguns", considerando esta posição dos 3 canais "numa situação negativa para a população".

Do Bloco de Esquerda, Pedro Sales pede diálogo do governo "com os operadores de forma mais intensa", acrescentando que "o desporto com maior número de espectadores deixar de estar acessível ao público em geral é inadmissível. Torna o futebol um desporto de elites".

Do lado da ERC, Arons de Carvalho, vice-presidente da entidade e autor, em 1998, da primeira lista de eventos de interesse público, afirma que o povo português "fica defraudado" com esta ausência, dizendo que a lista foi criada para "garantir o acesso das pessoas aos eventos".

A temporada 2012/2013 da "Liga Zon Sagres" já começou ontem, sexta-feira, dia 17 de Julho, e nenhum dos 3 canais generalistas apresentou propostas de compra do Jogos.

A SIC e a TVI negaram ainda estarem a preparar uma oferta conjunta para a emissão da "Liga Portuguesa de Futebol". Assim, os Jogos serão emitidos apenas na SportTV, no cabo, canais pagos.



E você, o que pensa sobre isto? Acha que o Futebol é serviço público de televisão ou não?




3 comentários:

  1. Não é preciso futebol nenhum. É preciso é mais novelas brasileiras que estão muito atrasadas...

    SIC mete mais novelas brasileiras.

    ResponderEliminar
  2. Lembro que deve existir diversidade nos, e entre os canais generalistas...

    É por terem os 3 a mesma programação que as audiências andam como andam...

    ResponderEliminar
  3. É MAIS UM´EXEMPLO DESCARADO QUE OS MENOS FAVORECIDOS NÃO TÊEM VEZ,NUM PAIS CUJA A DEMOCRACIA CASTIGA DE TODAS AS FORMAS OS MAIS POBRES...MAS ISSO PODE SER BOM..TALVEZ POSSAMOS NESTE ESPAÇO VAZIO QUE O FUTEBOL VAI DEIXAR EM NOSSOS FINAIS DE SEMANAS VERMOS MAIS TELEJORNAIS ,LER MAIS JORNAIS E ETC,,,,PARA NOS PREPARARMOS MELHOR PARA O QUE AINDA VÊM POR AÍ.OS CANAIS PAGOS DE ALGUNS POR VEZES SE TRANFORMAM NUM MUNDINHO Á PARTE E ISSO SÓ NOS FAZ MAL BOICOTE ÁS SPORT TVS ÁS NOVELAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS E OUTROS PROGRAMAS QUE NÃO SOMA NADA PARA O POVO PORTUGÊS.

    ResponderEliminar