RUBRICA: "OLHAR A SIC" - FIM DO MUNDO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

É verdade, o mundo aproxima-se do fim e por isso é o momento certo para fazer um balanço. Falo naturalmente da telenovela "Podia Acabar o Mundo", que a SIC manteve em reposição durante este ano, no horário das 14:30 às 15:30.

A SIC deu continuidade à estratégia de ter uma telenovela portuguesa em reposição depois do almoço, e para substituir "Perfeito Coração" de autoria de Pedro Lopes, foi escalada "Podia Acabar o Mundo" de autoria de Manuel Arouca, que passou no Horário Nobre entre os anos de 2008 e 2009.

Quando se soube que seria esta a nova novela da hora do almoço, eu escrevi aqui, na rubrica do "Olhar a SIC" do dia 3 de Abril de 2012, o seguinte...

A SIC estreia novamente Segunda-feira a novela portuguesa “Podia Acabar o Mundo” no horário que tem reservado à repetição de novelas, às 14h. A faltar ainda algum tempo para a atual novela (Perfeito Coração) terminar, a partir de agora cerca de 2 meses, não era esperada já a chegada da sua substituta. No entanto, parece que a SIC resolveu reforçar as suas tardes, a custo zero, e decidiu voltar a emitir já na próxima Segunda mais uma produção nacional.

Relativamente à opção por “Podia Acabar o Mundo”, concordo. A SIC tal como eu sugeri aqui numa rubrica anterior, vai dar continuidade à estratégia que decidiu seguir emitindo ficção nacional depois do almoço. E sejamos sinceros, agora a estação já tem capacidade para fazer isto, pois já tem uma produção de novelas portuguesas em contínuo, podendo posteriormente repeti-las num horário de menor importância como é o início da tarde.

Muitos defendem que no horário deveriam ser repostas novelas brasileiras da Globo. Acontece que a SIC tem de pagar essas repetições à TV Globo, mesmo que seja por metade do valor original das novelas, não se justifica! Nem a estação parece ter capacidade orçamental para tal coisa. Depois, tendo novelas portuguesas para poder transmitir a custo zero na grelha de programas, não faria sentido nenhum estar a comprar repetições de novelas brasileiras, por muito boas que sejam. Existe também a questão da fidelização de espectadores, não se pode andar sempre a saltar num horário entre novelas portuguesas e brasileiras!

Se a SIC tiver capacidade para tal, já existem 3 horários para novelas brasileiras inéditas, o das 18h, o das 19h e o das 23:30. Estas 3 faixas chegam para escoar as novelas, pois a Globo tem também 3 produções de ficção em simultâneo no Brasil. Atualmente na SIC, só estão a funcionar o horário das 19h e o das 23:30, certamente por motivos de contenção orçamental na programação. Foi o próprio Luís Marques que disse que estavam com uma “grelha poupadinha”.

Deste modo, tem de haver prioridades e certamente que o horário das 14h não é uma delas. As reposições da Globo teriam melhores audiências, mas para o número de espectadores que vêem tv a essa hora, não justifica o investimento, e numa altura de crise a SIC bem sabe disso. “Podia Acabar o Mundo” tem uma história atual, moderna, com um bom elenco, penso que poderá cumprir bem os mínimos exigidos no horário.


Pois é, passados alguns meses, esta rubrica está mais atual do que nunca! E eu, mantenho a minha opinião sobre a estratégia a ser seguida... Reposição de ficção portuguesa às 14:30.

Porém, avaliando o desempenho nas audiências de "Podia Acabar o Mundo", podemos facilmente concluir que o produto não agradou aos espectadores. Esta novela não tinha sido um sucesso à noite, mas eu pensei que no horário das 14:30 ela pudesse ser rentabilizada e mostrada a quem não teve a oportunidade de a ver na sua exibição original. Tal não aconteceu, e a história foi relegada para o 3º lugar do horário.

"Podia Acabar o Mundo" teve como concorrentes "Vidas em Jogo" na RTP1, e "Ilha dos Amores" e "Tempo de Viver" na TVI. As novelas da TVI no horário foram quase sempre as mais vistas, e a da SIC maioritariamente a menos vista.

É verdade que a SIC não tinha muitas opções, mas talvez tenha havido alguma má gerência das novelas a repor, senão vejamos: a SIC começou por repor às 14:30 em 2011 a novela mais recente, "Perfeito Coração" de 2010, nem um ano depois! E a seguir foi buscar a 2ª novela mais recente, "Podia Acabar o Mundo" de 2009. Isto com as novelas "Vingança" de 2007 e "Resistirei" de 2008 na gaveta... Ou seja, a SIC começou a repor as telenovelas da frente para trás, da mais recente para a mais antiga. Não teria sido melhor começar "ao contrário" mas no sentido lógico? Da mais antiga para a mais recente?!

Pois é, pode haver erros que se pagam caro, uma reposição de uma telenovela tem de ter alguns anos de distância entre as emissões... Agora que está nos últimos episódios, o balanço de "Podia Acabar o Mundo" é francamente negativo em termos de audiências, podendo compensar por ser uma produção da casa e ter sido reposta a custo zero, ou diminuto.

O que é certo é que a história de "Podia Acabar o Mundo" não conseguiu cativar nem conquistou os espectadores do day time para a tarde da SIC. Pode acabar o mundo que ninguém vai notar! Que venha a próxima...

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


5 comentários:

  1. Para mim nem deveria ser uma novela. Deveriam recorrer aos vários produtos de ficção já realizados na SIC. Temos como opções:

    Médico de Família
    Jornalistas
    O Bairro da Fonte
    Só gosto de Ti
    Aqui Não há quem Viva
    Cenas do Casamento
    A Família Mata
    Todas as sitcom's do Camilo de Oliveira (que na minha óptica seria uma opção acertada tendo em conta o público alvo ser maioritariamente idoso e feminino)

    ResponderEliminar
  2. A SIC devia fazer alterações
    14:30-Querida Júlia
    17:00-Gosto Disto/Não Há Crise/Tá a Gravar
    18:00-Novela-Cordel Encantado
    19:00-Novela-Fina Estampa /Cheias de Charme
    20:00-Jornal da Noite
    21:40-Dancin Days
    22:40-Avenida Brasil
    00:00-Páginas da Vida


    Quanto ao Horário da Manhã
    Herman Show!
    com Herman José penso que ele aceitaria era o programa era líder
    tendo os Humoristas Manuel Marques,Mria Ruef,Ana Bola,Victor de Souza
    Convidados especiais
    Entrevistas com Político
    Mundo do Desporto o Futre prença
    Moda
    Tertúlia da Fama

    Isso seria sucesso pensem
    Júlia se voçe vem a este blogue pense nisso não precisa de ir para o ar já em Janeiro.

    ResponderEliminar
  3. A SIC que continuo a ser poupadinha
    Também penso que as Páginas da Vida tinha lógica ás 14h
    Quanto as 23h30 Rei do Gado ou Terra Nostra

    ResponderEliminar
  4. Como foi sempre a minha opinião desde o início, «Podia Acabar O Mundo» foi uma má escolha!
    Porquê?
    Tem um belíssimo elenco( o valor do protagonista Diogo Morgado levou-o a ser um ator internacional... participou no filme «The Bible»).
    O miúdo que faz de João é um ator em potência!
    Todo o elenco é bom!
    Mas a história do Arouca não prendeu!

    A SIC tinha sucessos, que podia ter ido buscar: «Médico de Família», «Jornalistas»...«Vingança», que vai surgir finalmente! Quando?
    «Perfeito Coração» surgiu cedo demais! Era excessivamente recente! Mesmo assim, fez melhor papel do que «Podia Acabar O Mundo», liderando algumas vezes...e empurrando a «Boa Tarde» para a liderança!

    ResponderEliminar
  5. A TVI também poupa com a retransmissão de Tempo de Viver e nem por isso deixa de ser líder. Que venha Vingança, mas depois que venha Laços de Sangue.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions