RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - O PROBLEMA DA TVI

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira

"O problema da TVI"


A TVI está com um problema. Desde o fim da "Casa dos Segredos - Desafio Final", no domingo, a estação tem vindo a ser ultrapassada pela SIC nas audiências diárias. Há muito que o horário nobre de Carnaxide se revelava competitivo, mas os bons resultados dos diários do reality show prendiam espectadores à TVI. 

Agora, com o fim do jogo, agravou-se o fosso. A nova novela, "Destinos Cruzados", apesar do elenco forte, não está a conseguir bater-se de igual para igual com "Dancin' Days". O momento corresponde também a um crescimento da informação da SIC: nesta semana, o "Jornal da Noite" tem ficado sempre à frente (cerca de 200 mil espectadores de diferença...) do "Jornal das 8". 

Somando a isto a hegemonia de Carnaxide no acesso ao horário nobre (Fina Estampa ganha todos os dias à concorrência), temos um bloco de forte domínio da SIC entre as 18.00 e as duas da manhã do dia seguinte. 

É verdade que tudo pode mudar de um dia para o outro, mas revela aquilo para que há muito vinha alertando nestas crónicas: estamos a entrar num novo ciclo televisivo. Pode vir a não ser tão duradouro como o da década de 90 para a SIC e o da década de 2000 para a TVI, mas que Luís Marques e a sua equipa conseguiram virar o jogo, é uma verdade. 

Resta à TVI esperar que o fenómeno "A Tua Cara não Me É Estranha" venha a resultar. Se isso acontecer, talvez seja preciso "fabricar" um diário com os ensaios musicais para alavancar as audiências. Mas por mais brilho que tenha, faltar-lhe-á sempre as mamas de Susana, as asneiras de Fanny e os disparates de Cátia Palhinha...

Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


2 comentários:

  1. Não nos podemos esquecer que a TVI foi líder durante muitos anos. É certo que a sic está a conseguir virar o jogo, no entanto ainda tem um longo caminho a percorrer. É bom ver que estamos diante uma sic diferente de há alguns anos... Uma sic mais competitiva,com programas e estrutura programacional nova, com talk-shoes realmente bons... E que finalmente começa a marcar um novo território. Concordando, diria que estamos diante uma nova era do mercado televisivo! Parabéns sic!

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho que se esteja a virar o jogo acho que a sic tem algo que a tvi não tem grandes produções que não foram criadas por eles atenção e através de um acordo com a globo.
    Isso tudo e quest~~ao d etempo tipo as novelas brasileiras sao criadas para um brasil inteiro ou seja mercado televisivo maior portanto cá em portugal as pessoas apaixonan - se pelo que e dos outros e nao do que se faz em portugal.
    Eu acho que e preciso mudança realmente na tvi e preciso inovar criar algo novo diferente e surpreso para o povo portugues! o que a sic tem neste momento e o que a tvi nao tem ( grandes novelas) e a tvi tem o que a sic nao tem ( grandes progrmas de entretenimento) acho que a tvi devia investir mais na fição poois esta fracasar no que sempre fez de melhor...mas acredito que isso vai mudar e vai melhorar!
    quando a ATCNMEE nao acho que seja preciso diarios o melhor e ficar como esta so aos domingos! a casa dos segredos e realmente um progrma que era muito visto e fazia com que a sic tivesse dores de cabeça! acho que a tvi deve fazer alguma coisa para combater DD! um reality show ao sabado com galas e com diarios durante a semna! mas e preciso ver que a sic tem produtos que nao deles!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions