VIRGÍLIO CASTELO DIZ AGORA QUE A SIC NÃO TEM FICÇÃO PORTUGUESA

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


O ator Virgílio Castelo, ex-Consultor de Ficção Nacional da SIC e atual protagonista da telenovela "Destinos Cruzados" da TVI, afirma que "Dancin Days" não é uma telenovela portuguesa. De recordar que desde que "Destinos Cruzados" estreou, ainda nunca conseguiu vencer "Dancin Days".
Em 2009 ele chegou à SIC para assumir funções como Consultor para a Ficção Nacional. Foram da sua responsabilidade as produções de "Podia Acabar o Mundo", "A Vida Privada de Salazar", "Perfeito Coração", "Lua Vermelha", "A Família Mata" e ainda o inicio da parceria com a TV Globo com "Laços de Sangue". Em todas as produções também participou como ator, exceto em "Perfeito Coração".
Virgílio Castelo foi o responsável, ou um dos responsáveis, pelo desenvolvimento de coproduções entre a SIC e a TV Globo para a realização de ficção portuguesa na SIC. E na apresentação à imprensa da telenovela "Laços de Sangue", a primeira produção a surgir da parceria, Virgílio Castelo confessou que a Globo tinha... "Preenchido algumas lacunas que existem na maneira de fazer ficção na SIC". 
Virgílio Castelo, então Consultor de Ficção da SIC afirmou na época que o caminho era... "Juntar-se à melhor produtora de novelas do mundo e, se possível, apostar num remake no futuro". O responsável afirmou na altura que por "Laços de Sangue" ser coproduzida pela Globo, isso não diminuia a sua nacionalidade... "É uma telenovela 100% portuguesa, mais portuguesa do que as anteriores".
Virgílio Castelo acabaria por deixar o cargo na SIC, depois da entrada de Gabriela Sobral vinda da TVI, e que passou a ser a nova responsável por toda a ficção da SIC.
Esta semana, o mesmo Virgílio Castelo agora com outras funções (de ator na TVI), mudou de opinião. Questionado pela Correio da Manhã sobre a ficção nacional da SIC, respondeu o seguinte... 
"Qual ficção? A brasileira? O que a SIC fez de português foi Rosa Fogo e Perfeito Coração. Dancin Days é de um autor brasileiro... são coisas completamente diferentes, e não é por ser feito em Portugal que passa a ser nacional. É também portuguesa, mas tem o cunho brasileiro. O trabalho da Globo é importantíssimo, aprende-se imenso com eles. Mas a Globo não está a fazer em Portugal novelas portuguesas".
De recordar que, "Laços de Sangue" venceu um Emmy internacional na categoria de Melhor Telenovela do Ano, e "Dancin Days" é a telenovela portuguesa mais vista em Portugal, e a preferida pelos espectadores. Ambas resultantes da parceria SIC - TV Globo.

14 comentários:

  1. Eu fico admirado como é que estas pessoas dizem barbaridades tão grandes. E pior, mudam de opinião "ao sabor do vento".

    Meu caro Virgílio Castelo, eu sei que agora trabalhar para a TVI e que a sua novela não é líder de audiências no horário, mas não havia necessidade disto. Só lhe fica mal, tal como aconteceu recentemente com a Fernanda Serrado, que num ato de loucura, falou demais.

    Então o responsável pela formação da parceria agora vem dizer que as novelas não são portuguesas???! Oh meu amigo, trate-se.

    No discurso dele são só contradições:

    "Qual ficção? A brasileira? O que a SIC fez de português foi Rosa Fogo e Perfeito Coração. Dancin Days é de um autor brasileiro... são coisas completamente diferentes, e não é por ser feito em Portugal que passa a ser nacional".

    Ai agora já não é? Mas no tempo em que estava na SIC já era...

    (O responsável afirmou na altura que por "Laços de Sangue" ser coproduzida pela Globo, isso não diminuía a sua nacionalidade... "É uma telenovela 100% portuguesa, mais portuguesa do que as anteriores").

    "É também portuguesa, mas tem o cunho brasileiro".

    Afinal agora também é portuguesa?

    "O trabalho da Globo é importantíssimo, aprende-se imenso com eles. Mas a Globo não está a fazer em Portugal novelas portuguesas".

    Ai não? Curioso...

    (O responsável afirmou na altura que por "Laços de Sangue" ser coproduzida pela Globo, isso não diminuía a sua nacionalidade... "É uma telenovela 100% portuguesa, mais portuguesa do que as anteriores").

    Virgílio Castelo, se estivesse calado estava melhor. Não é com este tipo de promoção que a sua novela vai subir.

    A azia passa...

    ResponderEliminar
  2. Este senhor coitado é como tantos da tvi que andam a falar mal das novelas da sic... e tanta azia que ate da nojo -.- epah se fossem mais humildes ficavam-lhes melhor na fita...

    ResponderEliminar
  3. Realmente existe aqui uma contradição de ideias que só lhe fica mal. Eu acho que apesar das novelas da SIC terem uma ajuda da Globo, que é um previlégio, apesar de eu ser da opinião que conseguimos ser bons como eles, daí preferir a ficção portuguesa e especialmente da TVI, a rainha da ficção, é sempre bom contar com apoios daquela que é a maior produtora de novelas do mundo. Nunca se rejeita uma mão profissional.

    O que acontece com o Virgílio, aconteceu um pouco com a Teresa Guilherme, Herman José, etc, que assim que deixaram a SIC, mudaram radicalmente a sua opinião sobre a estação e do que lá se produzia, embora também tenha acontecido com a Júlia, Gabriela Sobral e alguns atores que trocaram de camisola. Resumindo, fica sempre feio este tipo de declarações.

    ResponderEliminar
  4. a dor de cotovelo é tramada meu caro Virgilio Castelo!

    ResponderEliminar
  5. Realmente mais valia estar calado.......la por dancin days ser um remake e o autor ser brasileiro, não deixa de ser uma produção nacional, ate porque todos os actores são portugueses ou será que são brasileiros e eu ainda não dei conta???? Coitado como esta numa novela que seria a novela do ano, e acabou por ser um falhanço, não se justifica tais barbaridades, realmente nos dias que correm é difícil encontrar pessoas de uma só palavra. Isto só vem mostrar o nível dos actores que estão na TVI, não sabem reconhecer o bom trabalho dos colegas de profissão o que só lhes fica mal. Meu caro não é com este tipo de atitudes que será um bom exemplo para as suas filhas, para a próxima contenha o que diz e reconheça o bom trabalho que também se faz do outro lado. E já agora lamento as audiências que a sua grande novela esta a ter, e sabe que também fazer novelas que são uma autentica copia de outras também não é boa ficção..

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que ele foi justo porque ele próprio na Sic verificou que havia muitas lacunas na ficção da Sic e como havia essas lacunas achou que deviam fazer parcerias com a Globo .E se assim não fosse não haveria essas parcerias, porque fica caro à Sic fazer essas parcerias e se as fazem é porque têm dificuldades de as fazerem sozinhos. E também concordo que Dancing Days não é uma novela original da Sic é um remake e os actores são dirigidos pela sabedoria da Globo e os responsáveis da Globo não trabalham com os panoramas portugueses eles trabalham com os eus proprios panaramas porque se assimnão fosse eles não estavam aqui. Não o critiquem porque também o substituiram para meter a concorrencia da TVI . Os responsaveis da Sic concluiram que precisavam também da escola da TVI por isso é que contrataram a Gabriela Sobral, pois precisam da experiencia de quem sabe mais. Quando estamos zangados temos a tendencia de criticar e falar daquilo por que passamos é muito normal e vocês têm o exemplo da Julia Pinheiro que agora também critica a ficção da TVI ou seja a TVI e esta não foi dispensada saiu porque quis e era uma das que devia estar calada porque ninguem a despediu. Mas a vida é assimmesmo, somos todos iguais por muito que digamos que somos diferentes.

    ResponderEliminar
  7. Isto está a tornar-se um hábito: como as suas novelas( as da TVI) não vencem...toca a menosprezar as da SIC que as vencem!

    É um jogo tão primário, infantil e baixinho...que não eleva ninguém!
    Fica-lhe mal, Virgílio Castelo...mudar assim tão depressa de opinião, só porque está a perder, na TVI!

    «Dancin Days» é uma novela TODA PORTUGUESA, escrita por um GUIONISTA PORTUGUÊS! Só que ter bons professores e as melhores escolas do mundo, além de conduzir à excelência, como aconteceu com «Dancin Days»...não tira valor ao trabalho, antes o eleva!

    Agora ao que eu achei mais piada, foi ao Rodolfo Pinto, quando diz que conseguimos ser tão bons como os da Globo!

    Olhe, eu sou portuguesa e adoro o meu país! Reconheço a superioridade do nosso país em algumas coisas: o nosso vinho do Porto, o nosso vinho da Madeira, o nosso azeite...

    Mas na arte de fazer novelas...Rodolfo Pinto, temos que nos reduzir ao que somos! Fazer boa ficção, a SIC conseguiu-o, mas com a ajuda da melhor escola de novelas do mundo! Não o conseguiu sozinha, nem ela nem a TVI! Deixemo-nos de orgulhos ridículos, que não conduzem a nada! Certo?

    A Globo tem a experiência de mais de 50 anos de novelas! Tem uma Projac...que é uma cidade só destinada à representação!
    Não me venha comparar a ficção da TVI, pobrezinha, com a da Globo!
    É como comparar um vulgar carrinho de linhas...com um caríssimo carro de alta gama!

    A SIC tem o orgulho de dizer que tem uma ficção que atingiu a excelência...porque teve a ajuda da melhor escola do mundo, tal como o médico diz que atingiu toda a sua formação, nunca sozinho, mas nos muitos anos em que estudou Medicina!

    A SIC conseguiu mostrar uma nova forma de fazer ficção, orientada pelos melhores professores. E o público ficou rendido, pois percebeu a diferença de qualidade em relação ao que he estava a ser apresentado pela TVI, que não evoluíu nada, por falta de conhecimentos, que ninguém lhes deu!

    Ninguém aprende sozinho! Certo?

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus,esta Maria deve ser a pessoa mais fanática que existe no mundo!
    Diz ela:
    estamos longe de fazer ficção como a globo,somos inferiores ,mas a sic já o conseguiu,porque a globo ajudou!
    ah,ah, então em que ficamos?
    somos capazes de fazer ou não?
    deixe ver,se a globo agarrar nos braçinhos da SIC e dizer:
    discípula,vai por aqui!
    olha, não faças isso!
    olha aprende,sua burra, é assim que se faz!
    Aì, já somos capazes!
    Pois, já percebi!
    A ficçao da sic atingiu a excelência"(ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah,ah!)mas o mérito é só da globo,porque ensinou e a sic limitou-se a fazer o que a globo...MANDOU!

    Sabe,sr dona fanática,o seu fanatismo primário,leva-lhe à falta de senso e a falta de vergonha na cara!
    A tvi não evoluiu,nem sai da cepa torta!
    Pois,mas a realidade,essa que você por muito que queira, não pode mudar, já premiou diversas vezes a TVI,quer pelo publico,quer por quem de direito!
    Sabe(você ate sabe,mas isso ainda hoje lhe anda bem atravessado)antes da sic,foi a tvi a vencer o emmy!
    Num ano que nem a globo teve a capacidade de ser nomeada pelos homens da academia americana e que a sua SIC nem os pezinhos teve direito a por,foi a TVI a vencedora!
    O ano passado,a globo foi nomeada,foi a vencedora,a sic foi nomeada e adivinhe la quem por la também foi nomeada?
    A TVI!
    Nomeada exactamente na categoria da melhor novela do mundo,juntamente com a globo e a SIC e uma produtora sul coreana!

    Então,explique là,se a tvi não evoluiu, não teve a ajuda da melhor escola de novelas,a sua ficção não atingiu a excelência , então como é que ela esta na categoria das 4 melhores novelas do ano?

    Querem ver que o cunha velho subornou a academia e isto é tudo uma fraude?
    Se a estupidez paga-se imposto... você estava falida!!!!!!!!!!!
    Cresça e ganhe juízo!

    ResponderEliminar
  9. Maria há quem aprenda sozinho e tenha mais valor dos que estudaram, obteram um canudo e nada sabem. Já que gosta do nosso País, do vinho do Porto, do azeite, do vinho da madeira, comece a gostar também da nossa cultura, da nossa gente. A nossa cultura marece o maior dos respeitos. Hoje exportamos o que você mencionou do que gostava de Portugal, foi sempre bom, mas com a abertura dos mercados esses produtos foram dados a conhecer além fronteiras e comprovou-se que são bons a nível mundial. A nossa ficção também neste momento está a ser exportada e os outros povos estão a gostar. É pena que nós cá dentro estejamos sempre a criticar é pessoas como a Maria que não deixa que o nosso País se desenvolva. A Aprendizagem também se faz aos poucos leva o seu tempo mas temos que gostar se não gostamos podemos ter o canudo mas continuamos uns analfabeticos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 9 horas, desculpe a pergunta, mas frequenta ainda o infantário, não é?
    É que uma conversa assim...só pode ser de uma criança ainda muito pequenina!

    Não é vergonha nenhuma ser-se assim pequenino!
    Vai crescer... e depois será o primeiro a rir-se do que escrevia quando era pequeno!

    Eu às vezes também acho graça, quando leio os meus escritos de criança! Tem a sua piada!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 13:52, fico pasmada perante o seu comentário!
    Sabe porquê? Porque eu fui a primeira a dizer-lhe que adoro o meu Portugal e reconheço que é superior em muitos pontos, dando-lhe exemplos!

    Mas daí, até querer igualar quem é superior a nós noutros pontos( a Globo é considerada a melhor escola de novelas do mundo, porque tem a experiência de mais de 50 anos e criou a maior cidade da representação, a Projac, e todas as condições, com os melhores atores, superando muitas e muitas vezes as outras produtoras brasileiras todas somadas...é apenas praticar um ato de ignorância!

    Ora a SIC teve a humildade de procurar a melhor escola do mundo para a sua ficção...e a excelência surgiu, batendo quem nunca conseguiu ser professor de si próprio!

    Agora outro ponto: se o Anónimo acha que é possível aprender-se sozinho...então faça uma manifestação a correr com todas as escolas, licenciaturas, academias, cursos de formação...porque o Anónimo não precisa nada disso...e até consegue ser médico, sem frequentar qualquer curso de Medicina...ou Advogado, sem precisar de ir à Faculdade...ou professor, sem frequentar os cursos que conduzem`profissão!

    Aprende sozinho, não é? Até consegue fazer operações às pessoas, ou tratar dos dentes! Ou defender causas no tribunal!

    A aprendizagem faz-se aos poucos, tem razão! Mas para conseguir ficar bem feita, tem que ser orientada por quem sabe!

    E foi o que aconteceu com a ficção da SIC: foi assim que ela conseguiu a excelência,,, ao contrário da da TVI, que não conseguiu ensinar a si própia e superar-se!

    Espero ter-me explicado bem!

    ResponderEliminar
  12. Não Maria porque no Brasil como agora em Portugal há muitos engenheiros e doutores e afinalnem frequentaram a Faculdade. Imagine dizem que a sabedoria deles e pelo trabalho que fizeram têm equivalencias academicas. Imagine só. Mas pelo seu comentario dá razão a Virgilo Castelo a Sic para fazer as suas novelas teve que contratar os melhores professores. A TVI com os nosso professores lá vai fazendo as novelas, já as vende para o exterior e foi a primeira a ganhar um Emmy.
    aria você adora a Globo e acho muito bem que a defenda, mas nós estamos a falar da nossa ficção e da nossa a TVI já é professora. Lembre-se e pergunte-se a si propria porque foram buscar â TVI a Gabriela Sobral? Qual o cargo que lhe deram? A Sic sabe que tem lacunas nesse sector, não é vergonha assumir, vergonha é não querer evoluir. Não chame aos outros crianças pelos seus comentarios, porque criança é a Maria.As crianças são teimosas, embirram, e querem que se faça aquilo que querem nem que estejam erradas e aqui neste blog só vejo uma pessoa assim a Maria.

    ResponderEliminar
  13. Queriduxa;;explica ai tu que sabes tudo;como raio é que a ficçao da tvi parou;nao evoluiu e foi nomeada juntamente com a ficçao da sic que atingiu a excelencia?
    Explica te rica;é que aqui o que nao presta nem sequer lembrado é;quanto mais nomeado!
    Explica te queriduxa!
    somos todos ouvidos!

    ResponderEliminar
  14. Maria;acredito que voce se ria do que escrevia em criança.
    Nos adultos;todos os dias nos rimos do que voce escreve aqui e pelos comentarios que faz ninguem diria que voce cresceu!
    voce tem mesmo a certeza que ja nao é criança?
    E ja agora;explique aí aos adultos;como é que a ficçao da tvi que é tao má;conseguiu ser nomeada conjuntamente com a ficçao de excelencia da sic na categoria de melhor novela?

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions