RUBRICA: "OLHAR A SIC" - ESPECIAL ANÁLISE ESTREIA DO "SPLASH!"

segunda-feira, 27 de maio de 2013


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC" de verão.

Especial Análise Estreia do "Splash!"

Na minha opinião, "Splash!" é uma lufada de ar fresco na atual programação, tanto da SIC como da TVI. Porque é novidade, e a SIC não aposta em "mais do mesmo". Porque é criativo, mostrando o que se pode fazer numa determinada área do desporto. Porque é um formato familiar, para todas as idades dos 8 aos 80. Porque é interventivo, tem uma mensagem positiva de superação e valorização a transmitir aos espectadores.

"Splash!" vem dar visibilidade na televisão a um tipo de desporto para além do "grandioso" futebol que Portugal tanto gosta e apoia. Tenho de dar os parabéns à SIC pela aposta na diversidade de formatos de entretenimento, familiares, e interventivos em várias áreas da sociedade. O "Splash!" vem na área do desporto e acima de tudo é um programa de verão, leve, descontraído, mas com competição entre as celebridades para ver quem faz melhor.

Se antes critiquei Júlia Pinheiro por ser a apresentadora, agora tenho de admitir que ela funciona no programa. É uma das mais carismáticas apresentadoras de Portugal e isto pode ajudar na captação de público. No entanto, houve algumas falhas na apresentação. Considero que Júlia não pode ter um monte de cartões nas mãos, um microfone, e ainda uns óculos! Por vezes a comunicação falhava devido aos seus movimentos para mudar cartões e segurar em tantas coisas ao mesmo tempo. Felicito mais uma vez a SIC pela rotatividade de caras na apresentação dos seus programas de Domingo à noite.

Relativamente a Rui Unas achei que esteve bastante bem nas suas funções. Ele merece ter o devido valor, pois até agora não teve boas oportunidades em televisão.

Quanto aos concorrentes, "as celebridades", estiveram dentro do esperado com José Castelo Branco a ser o destaque da noite pelo seu show pessoal. 

Os jurados, bem finalmente um júri com pessoas que percebem do assunto em questão. Marco Horácio é a "visão do público".

"Splash!" é um programa de saltos para a água, é! Mas quem vir o programa, pode ver que ali são transmitidas verdadeiras lições de vida, e de persistência contra as adversidades, como é o caso do Jorge Pina.

Destaque para como conseguiram transformar o complexo do Jamor no belo estúdio dum programa de televisão, grandioso e iluminado. Um belo cenário para um programa de verão.

Considero que haverem duas votações no mesmo programa não é um facto positivo. "Obrigarem" os espectadores a ligarem duas vezes não acho muito boa ideia. Poderia processar-se as votações de outra forma.

Autor: João Rodrigo

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


15 comentários:

  1. Na minha opinião só um fanático da Sic pode escrever assim um post tão elogioso. O programa não tem ponta por onde se lhe pegue. Bom só mesmo o cenário.

    Hugo Santos

    ResponderEliminar
  2. Gostei do programa, cenario bonito, concorrentes de todo o tipo, destaque para castelo branco e jorge pina, que foi a emoçao da noite.. apresentadores, o rui unas pareceu-me um pouco nervoso, a julia é sempre a mesma grande apresentadora..

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião o programa é de facto diferente, mas isso não invalida que seja muito grande para o conteúdo que tem. Para 3,5 horas de programa os saltos não chegam, tinha que haver mais alguma coisa além dos saltos e não só uma pequena demonstração de ginástica sincronizada. Tem ali muito encher chouriços...

    ResponderEliminar
  4. Caro Hugo Santos: ora fundamente o seu comentário. Estou curioso para saber as suas razões.

    ResponderEliminar
  5. Caro Hugo Santos,

    Essa é a sua opinião. Lamento que tenha uma visão tão redutora do programa, e não lhe reconheça as qualidades ou pontos positivos, que mencionei acima.

    E faço aqui um desafio...
    Enumerem os programas que a SIC tem tido ao Domingo à noite e os programas que a TVI tem tido... Comparem-nos... E vejam quem trabalha, quem apresenta diversidade e inovação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca disse que o Big Brother era melhor. Aliás, entre um e outro venha o diabo e escolha. No meu entender o Splash não prestigia a Sic. É um programa sem conteúdo, totalmente vazio de interesse. E não é a minha opinião, é generalizada. Basta irem ver aos posts que andaram ontem no Facebook ou ao post do Unas onde quase toda a gente critica o programa. Claro que a publicidade, ainda que negativa, chamou gente ao programa e hoje fala-se muito dele.

      Hugo Santos

      Eliminar
    2. O futebol também é um programa sem conteúdo e é visto por milhões de pessoas. O interesse varia de pessoa para pessoa. Acho que isso não são argumentos válidos. Até porque o programa dá visibilidade a um outro desporto, que pode ser praticado por qualquer pessoa.

      Eliminar
  6. Este logotipo está fantástico! quem o fez?

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo 27 DE MAIO DE 2013 ÀS 22:47

    Os novos logotipos das rubricas do SIC Blog são da autoria do nosso autor criativo, o Diogo Santos.

    Obrigado. Continue a acompanhar-nos!

    ResponderEliminar
  8. Boa, Pedro! O convite que fez ao Hugo Santos, para fundamentar as suas razões, foi muito oportuno!

    Só que ele não vai tê-las!

    Na verdade a única razão...é a frustração por ver a boa estreia do programa da SIC...e a aflição de ver desaparecer a única vantagem que a TVI tinha nos domingos!

    Quem é aqui o verdadeiro fanático...pela TVI?

    Hugo Santos, seria bom que não transpusesse para os outros...o que acontece consigo!Está bem?
    Em lugar de criticar...diga que programas a TVI tem tido no Domingo?
    Sempre o mesmo déjà vu, que já cansa!
    A TVI não inova!Vai buscar sempre a mesma fórmula!

    ResponderEliminar
  9. Hugo Santos,ao falar de publicidade negativa, referia-se aos «BBs» da TVI, não é?

    Aí temos visto realmente publicidade negativa...e queixas sobre a sua falta de Moral!

    Sabe que a inveja é muito feia?

    ResponderEliminar
  10. João Rodrigo, concordo com quase tudo.
    Adorei o programa. A Júlia precisa de outro tipo de microfone, porque segurar em tudo é impossível.
    O Rui Unas esteve bem, mas por vezes não estava no sítio certo. Acho que o programa foi brilhante. O cenário é vistoso, os jurados muito bons e o ambiente fantástico.
    Quanto aos comentários: Não podemos ver Vale Tudo durante 30 semanas como alguns programas fazem nem ter o mesmo apresentador em antena durante meses como também alguns fazem. Muito menos ter os mesmos programas passados 3 meses. Parabéns à SIC.
    Ainda assim a parte que menos gostei foi a do Castelo Branco. Adorei a Merche.
    SIC bem na linha dos programas positivos de saúde e bem estar. Peso Pesado em Setembro é que era.

    ResponderEliminar
  11. O Unas tem apresentar o programa a pensar que a Júlia é só a sua parceira de apresentação e não como a sua patroa ou mãe. Apesar de ser dificil, a Julia tem de o por mais à vontade. De resto tudo fantástico.

    ResponderEliminar
  12. Caro João Rodrigo:

    Parece-me que insinuar que a TVI não trabalha por apresentar programas de domingo à noite repetido, não é uma boa análise para os acontecimentos. A TVI, e a produtora do programa trabalham é que se fartam. Daí a liderença.

    A SIC inova, e sobre isso, ninguém tem dúvidas...mas inova porque procura a "fórmula"! Porque no dia que a encontrar cai no mesmo erro da TVI de permanecer sempre no mesmo tipo de programa.

    Nunca se esqueça que quem está a construir a nova SIC, já construiu a TVI. E apesar de algumas evidentes diferenças, infelizmente, estão cada vez mais próximas.

    JTeixeira

    ResponderEliminar
  13. Caro Anónimo 28 DE MAIO DE 2013 ÀS 00:10

    Quando eu disse que a TVI "não trabalha", refiro-me a estar "à sombra da bananeira" a colher os poucos louros que ainda tem, até os espectadores se fartarem de vez...

    A TVI aposta na segurança e não difere nos programas, tal como disse a Júlia Pinheiro num dos seus argumentos para ter deixado a TVI e ir para a SIC. Na SIC, e talvez por não vencer, tem mais manobra para inovar, arriscar, e no fundo como diz, procurar a fórmula.

    Não duvido que se um reality na SIC fosse um sucesso, esse era o caminho escolhido daí para a frente...

    Agora na minha opinião, a SIC tem oferecido melhor entretenimento aos Domingos à noite do que a TVI. Mas gostos são gostos. E eu já vi reality shows na TVI... Por isso estou completamente à vontade para falar.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions