RUBRICA: "OLHAR A SIC" - "PORTUGAL EM FESTA"

quinta-feira, 13 de junho de 2013


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

"Portugal em Festa"

"Portugal em Festa" é o novo programa de entretenimento da SIC para as tardes de Domingo. Apresentado pela dupla Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras, promete incluir as restantes estrelas da estação ao longo do verão. Muita música, humor, jogos e tradições vão passar a ocupar toda a tarde de Domingo da SIC.

Muito afirmam que este programa é uma cópia da programação da TVI, que exibe aos Domingos à tarde o "Somos Portugal". Outros defendem que a SIC tem todo o direito a fazer este programa, até porque o modelo não é exclusivo de ninguém, e a própria SIC já o utilizou antes com o "SIC ao Vivo".

Na minha opinião, eu não concordo com este programa. E não o fazia. Porém, tenho de saber reconhecer que ele é preciso na SIC. 

Neste momento, a SIC está a seguir uma estratégia de aproximação e de contacto direto com o público. E a saída à rua aos Domingos à tarde é mais uma tentativa de concretizar esse objetivo, pois como é sabido, a SIC não lidera no day time. Mas o "Portugal em Festa" tem também outra missão e se calhar até mais importante, que é arrecadar receitas provenientes das chamadas feitas durante toda a tarde pelos espectadores. Mesmo que este programa não vença nas audiências, o seu retorno financeiro pode compensar o investimento feito pela SIC.


Claro que esta aposta só poderia ser concretizada pela SIC nas tardes de Domingo, para competir, em audiências e em receitas, com o programa do mesmo tipo na TVI. Sendo a oferta igual, é mais fácil prender os espectadores, aqueles que não fogem por não quererem ver este tipo de programas de conteúdo popular. E com a crise que o país atravessa e as dificuldades que as famílias estão a passar, este tipo de programas torna-se muito aliciante, devido aos prémios que atribuem a quem ligar e tiver a sorte de ser o escolhido.

Penso que um dos pontos positivos desta aposta no entretenimento, é o regresso continuado de Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras à SIC. Dois apresentadores bastante conhecidos do público e que estavam à bastante tempo sem visibilidade.

Deste modo, é compreensivel a aposta da SIC em "Portugal em Festa". Se vingar, e der audiências e dinheiro, certamente que será para continuar. Caso contrário, faz a época de verão e termina, regressando as séries e o cinema à tarde de Domingo na SIC.

A partir de agora o isco está lançado, e serão as audiências e o dinheiro que vão mandar no "Portugal em Festa". O que é certo é que, pelo menos nos últimos 10 anos a música portuguesa nunca teve tanto destaque na televisão como a partir de agora... SIC, TVI, e RTP1, cada uma terá a sua "festa". 

Autor: João Rodrigo

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

10 comentários:

  1. SABIDO??? isso não esiste

    ResponderEliminar
  2. os artistas que vão la atuar ganham dinheiro??
    se sim mais ou menos quanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só devem pagar as despesas certamente. A maioria dos que cantam são desconhecidos (aqueles topo de gama tipo Tony Carreira não precisa destes programas, por isso não aparece) e fazem-no pela projecção do seu trabalho.
      Os artistas ganham dinheiro é com os concertos e para isso não há melhor que aparecerem na tv. Essa é a paga deles.

      Eliminar
  3. Caro Anónimo 13 DE JUNHO DE 2013 ÀS 21:09

    O que não existe é: "esiste"!

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo 13 DE JUNHO DE 2013 ÀS 21:11

    Essa informação não lhe sei esclarecer.

    Sei que o programa tem o apoio das câmaras municipais... E de outros elementos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 21:09... O que não existe é o verbo que utilizou e tentou conjugar: "esiste" - o correcto é existe.

    Quanto ao termo "sabido" existe, sim senhor. Basta procurar no dicionário

    ResponderEliminar
  6. Quem é q vai la cantar no domingo??

    ResponderEliminar
  7. Faça Amor, Não Faça Guerra13 de junho de 2013 às 22:42

    Esse programa vai ser ótimo, sabem porquê?
    Enquanto estiver em exames, não haverá filmes para me distrair ao domingo e, depois, quando estiver de férias, não haverá filmes bons (nem bons nem maus) que me façam trocar uma ótima tarde de praia.
    A televisão, praticamente (excepto quando eu me lembrar do documentário da BBC às 12 horas, se o mesmo for bom), vai deixar de existir para mim aos domingos (não tenho cabo e, mesmo que tivesse, gravava).

    ResponderEliminar
  8. Acho que o programa como alternativa devia ser emitido ao sábado, porque os filmes e séries são a imagem da SIC ao domingo.

    ResponderEliminar
  9. Aposta da SIC no futuro.

    Sábado:
    21:30-Karaoke Killer
    23:25-Páginas da Vida

    Domingo
    21:40-Dancin Days (Ambição)
    22:45-Gosto Disto
    00:00-Cinema:

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions