RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - O QUE DEVE SER A RTP

sábado, 22 de junho de 2013


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Joel Neto.

"O que deve ser a RTP

O problema do desconvite a Rita Ferro Rodrigues para o "5 para a Meia-Noite" não se limita à descortesia: reflete um entendimento errado do que deve ser a relação da RTP com as estações privadas - e, no limite, do que deve ser o serviço público de televisão. 

A pedra de toque é a palavra "concorrência". Deve a RTP considerar a SIC e a TVI como concorrentes? Muito claramente: não. Sim, eu sei que é esse o pressuposto em vigor. Sim, eu sei que Hugo Andrade e Paulo Ferreira têm de gerir os conteúdos e a informação de modo a favorecerem a obtenção de audiências e de receitas publicitárias. E sim: eu também sei que é difícil gerir uma empresa cuja aspiração fundamental seja a sua própria inexistência. 

E, porém, é isso que a RTP deve ser: uma empresa regida pelo ideal de, um dia, poder tornar-se desnecessária. Para isso, não pode ter a estrutura que tem. Mas esse ideal deve, desde já, começar a ser cultivado. 

Em vez de concorrente, a RTP deve ser complementar à SIC e à TVI, substituindo-se a elas naquilo a que elas não possam chegar - e as estrelas da SIC e da TVI (desde que se trate de estrelas edificantes, não do lixo social dos reality shows e dos concursos para "famosos") devem ser promovidas na RTP também. Há aqui um paradoxo, efetivamente. Mas é assim mesmo que devem ser as empresas públicas: paradoxais.

Autor: Joel Neto em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!

0 comentários:

Enviar um comentário

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions