"SÓ SE LEMBRAM DE NÓS ANTES DE IRMOS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS"

domingo, 9 de junho de 2013


Simone Fragoso é uma das finalistas de "Splash! Celebridades" e é um exemplo de força e coragem para todos os portugueses. A atleta paralímpica pretendeu quebrar com o preconceito e dar a conhecer os seus colegas com os mesmos problemas. Aos 32 anos, Simone Fragoso caracteriza-se como sendo "transparente como a água" e "incendeia" por onde quer que passa.

"Acho que a minha participação neste programa vai dar uma achega às pessoas, porque somos muito discriminados", confessa a desportista natural de Palmela, sublinhando... "As pessoas fecham-nos muitas portas. O país está em crise, mas a crise é só para alguns. O meu objetivo é dar visibilidade aos atletas como eu".

Sentada na plataforma da piscina onde treina diariamente, no Pinhal Novo, Simone Fragoso falou à revista TV 7 Dias e lamentou a falta de apoio que sente por parte do Estado... "Nós recebemos uma bolsa mínima do Estado. Os treinadores recebem uma ainda mais mínima. Eu recebo €320! E não é todos os meses! Recebemos até março e ainda faltam os meses de novembro e dezembro, que estão atrasados".

Uma situação revoltante, que a envergonha enquanto atleta... "Os nossos governantes só se lembram de nós antes de irmos para os Jogos Olímpicos, para nos baterem palminhas... Mas nem na chegada nos acompanham! É uma luta constante, é bater com a cabeça na parede para mudar esta situação..."

Dona de um currículo invejável em alta competição e detentora de várias medalhas, Simone confidenciou que tem tido uma época atribulada, mas não é isso que a faz baixar os braços... "Tenho o apoio do meu treinador, Jorge Seabra, que é o meu personal trainer, e às vezes acompanha-me aqui na piscina. Tenho tido uma época atribulada em termos de treinadores. Em agosto vou ao Canadá, ao Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, e já me estou a preparar para dar o meu melhor e honrar o meu País".

Apesar da luta diária contra o preconceito, esta atleta apaixonada pela música confessa agora como aprendeu a lidar com a sua deficiência... "Sofri mais discriminação no secundário. A adolescência é sempre uma época má, e a minha não foi exceção. A minha adolescência foi tentar aceitar-me, por causa dos comentários das pessoas, mas como sempre levei as coisas na brincadeira tentava abstrair-me. Havia épocas boas e menos boas".

Multifacetada, Simone revela ainda que se formou em Animação e Teatro, tendo mesmo estudado na universidade... "Tenho três cursos superiores e dou aulas de música há seis anos. Tirei o curso superior de Animação e Teatro, e comecei a trabalhar com idosos. Depois, fui tirar outro curso superior, no Piaget, em Almada, de música. Ainda fui para o conservatório e agora estou a tirar o mestrado".

Simone Fragoso participou numa das eliminatórias do "Splash! Celebridaes" da SIC e continua em jogo, depois de ter passado para a fase final juntamente com Rui Barros, João Ricardo e Carolina Patrocínio.


1 comentários:

  1. como é que o rui unas e o marco horácio se meteram nesta coisa nojenta???que vergonha que desprestigio um salto para o abismo a destruição de toda uma carreira perante os seus pares

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions