HÊRNANI CARVALHO ELOGIA MAS CRÍTICA DURAMENTE A RTP

domingo, 21 de julho de 2013


Hêrnani Carvalho: "A RTP não trata bem os seus profissionais"

Acabou por ficar na RTP durante 21 anos. Como é que olha para a estação de hoje? "Como a melhor escola de formação deste país. Tem excelentes profissionais, gente extremamente honesta e que está sempre pronta para vestir a camisola pela casa. Entendo é que a RTP não trata bem os seus profissionais. Não é só os jornalistas, mas todos os que lá trabalham. Se calhar por ter uma estrutura grande, muito apetecida do poder político, instrumentalizada aqui e ali. Mas foi a grande escola de muita gente. Tudo o que sei aprendi ali. Agora, em termos do serviço público de que tanto se fala, de certeza que este não é andar a desperdiçar dinheiro à grande a imitar os canais privados."

Quando diz que a RTP não trata bem os profissionais é em que sentido? "Não os valoriza. Uma vez vi um grande profissional apresentar um trabalho que tinha acabado de fazer no Sul de Espanha sobre emigração clandestina vinda de Marrocos ser destratado de tudo e esse trabalho ser mais tarde premiado. Portanto... não valoriza muito os seus profissionais. Basta pensar que a maior parte dos quadros da SIC e da TVI foram feitos com pessoas da RTP que estavam descontentes e ansiosas por outras oportunidades."

Alguma vez o trataram mal a si ou fala apenas do que viu acontecer com colegas? "[silêncio] Posso dizer que fui processado porque perdi um telemóvel em zona de guerra. Fui alvo de um processo disciplinar ao regressar do Afeganistão depois de fazer a célebre reportagem com o Nuno Patrício na zona dos talibã... Aquela reportagem que me deu uma menção honrosa que, enfim, soube-me bem, mas não dá de comer a ninguém [risos]."

Não a viu como um reconhecimento? "Sim, isso sim."

É consumidor de que tipo de televisão? "Vejo de tudo um pouco."

Menos a RTP... "Estava a ironizar quando disse isso. É claro que vejo a RTP, que tem excelentes profissionais."

Vê porque tem excelentes profissionais ou porque é um bom canal de televisão? "Bem, isso... Parece-me que ultimamente as apostas têm sido patetas."

Está a falar de algum caso especial? "É olhar para a programação e compará-la com a de há dois anos."

Hugo Andrade, diretor de programas da RTP, não tem feito um bom trabalho? "[silêncio] O que é preciso é saber alguma coisa de programação. Não podemos passar de uma área para outra apenas porque nos convidaram, nem ter acesso ao poder apenas pelo poder. Eu vejo maus resultados. Até se pode gostar muito de um treinador, ele pode ser bom rapaz e empenhado, mas se a equipa não ganha é porque ele não serve para o lugar."

Fonte: Noticias TV

1 comentários:

  1. Hernâni Carvalho a director de programas da SIC o homem é um génio.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions