"DANCIN DAYS" VAI FAZER HISTÓRIA AO EMITIR UM BEIJO HOMOSSEXUAL

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Dois homens e um beijo para despir a TV de preconceitos...

A SIC volta a arriscar e a inovar na ficção nacional e vai exibir um beijo entre os personagens "Germano" e "Aníbal" em "Dancin Days". O autor explica que a cena é natural. O presidente da ILGA congratula-se, mas frisa que ainda há um "longo caminho a percorrer"...

Um casamento, geralmente onde se reúne todo o elenco, é uma cena quase obrigatória no final de uma novela. Mas o casamento de um casal homossexual com beijo na boca incluído é uma autêntica estreia na ficção nacional. E é precisamente isso que os espectadores da SIC vão poder ver no final de "Dancin Days", que está previsto acontecer em Setembro. 


Na reta final da trama, os personagens "Aníbal" (Vítor Norte) e "Germano" (Paulo Pinto) vão oficializar a sua relação e beijam-se perante os convidados.

Ainda que não seja uma cena comum na ficção portuguesa, Pedro Lopes, autor da novela, encara a situação com naturalidade... "Para mim, essa parte [o beijo] é a que menos me interessa [risos]. O beijo é uma demonstração de afeto normal num casal, seja ele hetero ou homossexual. Vejo isto como um afeto e não como algo que tem o objetivo de chocar ou de ser o primeiro a fazê-lo".

Para Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) o facto de a SIC vir futuramente a exibir um beijo de um casal homossexual é motivo de regozijo, mas não apaga o longo caminho que ainda há a percorrer... "O facto de isto ser notícia só prova que a homossexualidade ainda não é um tema assim tão banalizado como deveria ser. Mas é muito positivo que estas cenas sejam exibidas e espero que se repita mais vezes no futuro".

O ator Paulo Pinto, que em "Dancin Days" dá vida a "Germano", revelou à revista Noticias TV que "foi fácil" gravar a cena em que teve de trocar um beijo com Vítor Norte... "Eu e o Vítor [Norte] tínhamo-nos conhecido no "Equador" [em reposição na TVI], ficámos 2 meses no Brasil e tornámo-nos amigos na altura. Quando soube que ia contracenar com o Vítor fiquei satisfeito, já havia entre nós alguma cumplicidade e gosto muito do trabalho dele. Além disso, sentirmo-nos à vontade com os nossos colegas é muito importante, principalmente num caso destes que é muito delicado. Isso foi logo meio caminho andado".

A homossexualidade tem sido um tema cada vez mais recorrente na ficção portuguesa e são raras as novelas em que não exista pelo menos uma personagem com esta orientação sexual. Pedro Lopes dá a sua justificação... "Estes temas só começam a aparecer na ficção porque cada vez mais as pessoas aceitam. E, por outro lado, as pessoas aceitam porque a ficção também tem tido um papel importante".

Na versão original de "Dancin Days", que foi exibida pela TV Globo no Brasil em 1978 e 1979, não existia este casal homossexual. Pedro Lopes reconhece que no Brasil este é um tema sensível... "Há mais censura. Tem havido uma grande resistência nas várias novelas que tentaram ter personagens homossexuais e muitas vezes essas personagens têm sofrido alguma alteração ou uma diminuição de importância".

Paulo Pinto não tem dúvidas de que as novelas têm como função entreter e também educar o público. Nesse sentido, o ator que dá vida a "Germano" destaca que as novelas podem "desmistificar certos buracos negros" que existem na nossa sociedade e diz que a reação do público no dia em que o beijo for para o ar é uma incógnita... "Aqui, em Lisboa, acho que a reação vai ser mais normal, mas no interior pode haver algumas pessoas que fiquem incomodadas por ver dois homens a beijarem-se".

O presidente da ILGA aplaude que a ficção nacional inclua cada vez mais personagens homossexuais nas tramas, mas deixa um alerta para a falta de diversidade... "É muito mais comum vermos homossexuais retratados nas novelas através do sexo masculino do que do sexo feminino. Outra questão prende-se com os transexuais, que são uma minoria ainda mais minoritária, passo a redundância. E é preciso que estas pessoas também tenham visibilidade na ficção e se revejam nas histórias", diz Paulo Côrte-Real.

Tanto o autor Pedro Lopes como o ator Paulo Pinto garantem que têm recebido um feedback muito positivo do público. No caso do autor, por ter dado a conhecer a realidade da mulher e dos filhos de um homem que a dada altura assume a homossexualidade e, no caso do ator, pela sua naturalidade na novela de Horário Nobre da SIC.

Homossexualidade na ficção sim, mas com moderação...

Se é verdade que as novelas abordam cada vez mais personagens homossexuais, o mesmo não significa que se tenha tornado um tema banal ao ponto de os autores as tratarem como as heterossexuais. Custódia Gallego, que em "Dancin Days" dá vida a "Áurea", mulher de "Aníbal" (Vítor Norte), reconhece que a TV "tem medo de chocar", uma vez que "o objetivo dos canais de televisão é agradar às pessoas".

Na novela "Podia Acabar o Mundo", da SIC, Ana Guiomar e Diana Chaves também trocaram um beijo e o tema deu que falar na altura... "Podíamos ter dado muito mais para aquilo realmente fazer sentido. Acho até que foi pouco explorado, podíamos ter tido uma relação muito mais forte", adianta Ana Guiomar.

Na série juvenil "Morangos com Açúcar", que foi exibida na TVI, o beijo entre casais homossexuais esteve para ir para o ar por duas vezes, mas acabou por ser censurado. A atriz Ana Brinca, que fazia par romântico com Adriana Faria, afirmou na altura que gostava de que a cena fosse exibida, o que acabou por não acontecer. Também os atores Miguel Santiago e Carlos Malvarez, que deram vida a um casal homossexual na mesma série, não tiveram oportunidade de ver no ar a cena do beijo das suas personagens.



5 comentários:

  1. Com tantos problemas na nossa sociedade, temos que dar esta importancia de opções de vida. Porquê querem sempre afirmar-se e que o assunto seja explorado. Quem ama basta, não tem que ter necessidade de vir a publico. Imaginem todos os heteros agora virem para as TV a dizerem que são heteros que gostam deste ou desta. Não sou contra a homossexualidade, porque duas pessoas do mesmo sexo, podem-se gostar, amar, viver juntos, fazerem o que lhes apetecer, como se amam podem desde logo fazerem um pacto dos seus bens patrimoniais, não precisam é de estar sempre a quererem serem ouvidos e que lhes dêm toda a atenção do mundo. Parece que querem ser homossexuais só pela fama e não pelo amor. O amor não precisa de ser exebido.

    ResponderEliminar
  2. no domingo na tua cara nao me e estranha o francisco menezes deu um beijo na boca a todos os jurados e ainda o goucha, e ele nao e homossexual.

    ResponderEliminar
  3. Este anónimo das 23:50 é engraçado: "e ainda o goucha, e ele nao e homossexual." Ahaha, o goucha é!

    ResponderEliminar
  4. O anónimo das 11:59 é mesmo engraçado: existe uma virgula entre goucha e o resto da frase... logo o "e ele não é homossexual" é referente ao francisco menezes... Aprenda a ler! :P

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Brasil, Dancin' Days acho que foi na época da Ditadura, Ai nenhuma emissora poderia colocar esse tipo de conteúdo no ar, Por isso.

    Mais eu sou Homossexual e amei ao ver isso. Bjss Parabens Sic

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions