QUATRO ANOS SEM "GATO": FIZERAM FALTA À TV?

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira e Tiago Dores vão voltar a seguir ao "Jornal da Noite" para resolverem a crise em 15 minutos. Humoristas da nossa praça analisam e comentam este regresso...

Apesar de curto, este é um dos regressos mais ansiados pelo público português. Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis voltam hoje à antena da SIC para resolverem a crise numa conversa única "de 10 a 15 minutos", como assegurou Luís Marques, diretor-geral da SIC.

Mas o que acham os humoristas da nossa praça deste regresso, agora que já passaram quatro anos desde que terminou o magazine "Esmiúça os Sufrágios?" Herman José explica que "em arte não há insubstituíveis". "Felizmente, a televisão está bem servida de humoristas. Todos fazemos falta e todos somos descartáveis", diz o artista, sublinhando que o afastamento não foi total, visto que o quarteto esteve sempre em antena como protagonistas de campanhas publicitárias da Meo. "O público tem tido felizmente a felicidade de os ver abundantemente nos excelentes anúncios da Meo, pelo que imagino que não se poderá falar em saudade."

Maria Rueff tira o "chapéu" a este "regresso" e revela-se fã dos sketches imortalizados pelo grupo. "Fico muito contente e o que espero ver, sempre que eles aparecem, é um golpe de inteligência. Não preciso de ser surpreendida até porque é muito difícil fazê-lo, todos nós fazemos reciclagem do que são as nossas influências. Espero outros produtos de inteligência que me façam rir até às lágrimas. Sou uma fã privilegiada".

Da mesma opinião é Ana Bola que aplaude esta iniciativa da SIC. "Acho fantástico que eles regressem. Acho que eles já estavam há tempo demais fora do ecrã. Acho que fazem falta, fico muito contente com o regresso deles. Tenho de destacar o Ricardo Araújo Pereira porque é o mais visível, faz imensas coisas, escreve crónicas, rádio... e tem muitos seguidores. É uma excelente aposta da SIC."

O argumentista João Quadros, que já escreveu para humoristas de topo como Herman José e Bruno Nogueira, também se revela fã do humor dos Gato e lamenta que este regresso seja pontual. "Humor de qualidade faz sempre falta. Gostava muito do que eles faziam e era bom ter mais um programa na TV portuguesa".

Mas afinal o que pode este quarteto acrescentar ao humor, que já não se tenha feito nestes últimos quatro anos? Ana Bola não tem dúvidas: "Acho que estamos todos à espera de uma alfinetada no que se passa em Portugal nesta altura, na atualidade. Os Gato são com certeza uma inspiração para as pessoas mais novas do que eles, tal como o Herman os influenciou a eles também. Não tenho dúvidas de que fazem escola, hoje em dia não nos faltam motivos para fazer humor."

Para Herman José não há espaço para grandes inovações. "Desde a revolução Monty Python que é muito difícil trazer algo de novo ao humor. Todos nós vamos recreando ao sabor da nossa imaginação e sobretudo da nossa inspiração. O humor não evolui, adapta-se aos momentos. De 2009 para cá, muito pouco mudou". 

A colega Maria Rueff destaca o papel do artista na construção do humor como o conhecemos hoje e aponta os Gato como um "belíssimo" produto dessa transformação. "Houve uma viragem com o Herman. Todos somos uma sequência da evolução que ele fez, que coincidiu com o pós-25 de Abril, e que outros cómicos sob censura dificilmente conseguiam fazer. Ele começou a abrir fronteiras. Somos todos subprodutos dessa grande viragem. Aliás, os Gato começaram a escrever para mim e para o Herman. O humor está num belíssimo caminho, nomeadamente o deles, que é com inteligência." Por isso mesmo a humorista percebe que o público esteja expectante: "Acho que as pessoas estão muito curiosas por produtos que sejam bons, honestos e sobretudo vanguardistas, e é isso que os Gato fazem. Não houve uma ausência a 100%, o Ricardo, por exemplo, continuou no Governo Sombra [TSF/TVI24]. As pessoas estão sequiosas de bons produtos, feitos com inteligência."

Fonte: Noticias TV

3 comentários:

  1. Penso que a SIC faz muito bem apostar nos gato fedorento,a SIC devia também apostar em Ana Bola,Maria Ruef,Manuel Marques,Joaquim Monchique e Victor Norte

    ResponderEliminar
  2. Parece evidente que o grande público não está interessado em ver pessoas como a Maria Rueff, o Joaquim Monchique, a Ana Bola, o Manuel Marques ou o Herman José e para isso basta atentar às pobres audiências dos últimos programas de que eles fizeram parte! Se a RTP se viu livre dessas pessoas, a que propósito é que a SIC lhes ia pegar ? O contrário se passa com o Gato Fedorento, cujo regresso, apesar de fugaz, está a suscitar grande entusiasmo junto de toda a gente.

    ResponderEliminar
  3. a ana bola?a maria rueff?o joaquim monchique?o herman josé?o manuel marques? o povo não quer ver essa gente será que ainda não viram isso?será que ainda não basta os sucessivos fracassos que eles protagonizaram na rtp?a sic já tem tanta gente que não agrada ao povo só faltava agora ir buscar mais um mão cheia de ignorados.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions